quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Imperialismo

Charge de Henri Meyer (1898) publicada no Le Petit Journal

IMPERIALISMO



A palavra "imperialismo" é usada para descrever situações em que um país, povo ou grupo de pessoas DOMINAM, de alguma forma, outro país, povo ou grupos de pessoas.


Eis aqui alguns exemplos de usos da palavra:

"Um país IMPERIALISTA era um país que dominava economicamente o outro"


Imagem publicada em Matéria Incognita


"O IMPERIALISMO CULTURAL é a imposição de valores, hábitos de consumo e influências culturais que se tornam uma espécie de padrão cultural (moda) a ser seguido pelo país dominado"


Charge de Diego Novaes
                             
"IMPERIALISMO é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas"

AGORA É A SUA VEZ!

1. Explique, com suas palavras, o que entendeu da postagem.
2. Você consegue relacionar as imagens ao texto? Escolha uma, ou mais, e faça uma relação.
3. Pense em um exemplo de imperialismo e compartilhe com a gente.

31 comentários:

  1. Entendi que o Imperialismo Cultural é aquele relacionado a moda, hábitos de consumo, "dominado" quer dizer que o país é dominado pelo Imperialismo Cultural. A primeira imagem do Globo, estão as marcas de sucesso, Mc' Donald's, Coca-Cola, que estão ligados ao consumismo moderno. E a segunda imagem relata sobre o país dos EUA falando para o presidente do Brasil no caso Luiz Inácio Lula da Silva "Lula", que está de olho nele, ou seja, no país.
    Exemplo de Imperialismo Cultural:
    •um canal: Globo.
    •Calça: Levis
    •Achocolatado: Nescau
    • Sabão em Pó: Omo

    (Marcas do Brasil)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. imperialismo é nada mais que um dominio de um grupo sobre o outro ,de se posiciona com um exemplo há ser seguido resumindo (moda)

      A figura 1
      representa a percepiçao das regiões mais fracas e voluveis

      a figura 2
      representa o imperialismo cultural (moda) emposto como exemplos a seguir como padroes que esta representado pelas marcas

      figura 3

      representa o inicio de como o imperialismo começa representado no dialogo (estou de olho em voce ou seja na sua regiao


      Excluir
  2. 1- Imperialismo é quando um país(...), domina o outro, podendo influencia-lo culturalmente quanto valoricamente.
    Assim o país dominador consegue uma expansão de seu território, ou seja, se torna um país mais forte e conhecido.

    2-Um exemplo disso é a terceira imagem.
    Os EUA é um país muito conhecido e famoso por conta do imperialismo. É um país muito poderoso, criador de marcas muito conhecidas como o Mc' Donald's, e esta de olho no nosso páis, para expandir ainda mais o seu poder na sociedade.

    3-O Imperialismo pode gerar até ao consumo desenfreado, pois quando vamos comprar um celular, nos queremos um de marca conhecida como a Aple, e essa marca é de outro país que foi citado anterirmente, os EUA. Com isso estamos ajudando esse país a expandir cada vez mais.

    ResponderExcluir
  3. 1-Bem eu entendi q o imperialismo cultural é tipo q sao marcas q pela embalagem pela propaganda nos influência de algum modo.E isso vira um habito q a gente "adota" e vai usando cada vez mais isso vai virando rotina do nosso dia-a-dia.
    O imperialismo a sei la tipo um pais tem o dominio territorial sobre outro pais assim ele pode dominar oq o outro pais tem tipo a economia entre outras coisas.
    2-Sim,a primeira imagem da terra, em volta dela tem varias marcas e tipo é uma coisa q esta no mundo todo a marca esta em todo lugar é uma "moda" em todo o mundo.
    Já a segunda imagem é q a relaçao é q a presença militar dos EUA eles estao de olho no brasil para poder fazer uma expançao cultural ou economica para q a marca de algum produto do pais deles possa ficar mais conhecida no brasil ou em qualquer outro pais.
    3-o imperialismo americano no brasil pode ser?
    OBS:PQ NA SEGUNDA IMAGEM EM Q APARECE O MILITAR ENCOSTANDO NA PLAQUINHA PQ EM ALGUMAS PARTES NO BRASIL ELA ESTA COLORIDA E NO RESTO ESTA TD VERDE??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa resposta Kethlyn.
      Mas, fique atenta para alguns itens:
      1. Procure escrever da maneira correta as palavras "que" e não "q", "o que" e não "oq".
      2. Fique atenta à pontuação (uso de vírgulas e pontos).

      Resposta à sua pergunta: Boa observação. A parte que está com cores diferentes no mapa são áreas de fronteiras. A imagem indica que as áreas das fronteiras já estão começando a ser dominadas pelos E.U.A pois aparecem com as cores da bandeira dos EUA. Essa é a minha interpretação da imagem.

      Excluir
    2. ta pode dexa eu nao coloco mais nada como "q" e sim que e vou prestar mais atençao na escrita!

      Excluir
  4. Imperialismo é quando um país, ou grupo, domina outro, influenciando econômica ou culturalmente o povo que foi dominado. Antigamente, o imperialismo era associado apenas ao domínio dos povos por países mais fortes, de quem eram retirados recursos naturais, riquezas, escravos e etc (que pode ser representado pela primeira imagem, onde várias pessoas, aparentemente nobres, disputam um pedaço da China). Mas hoje em dia também pode ser relacionado com influência culturais, como pode ser visto na 2ª imagem, que apresenta várias marcas famosas (a maioria americanas) que mostra como as tendências de países grandes influenciam os menores.
    Um exemplo de imperialismo: quando compramos um computador, a maioria é operada pelo programa Windows, que também é uma marca americana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Isabela. Você apresentou o conceito relacionado aos acontecimentos do passado e também esboçou uma análise do presente.

      Excluir
  5. 1-Imperialismo é quando um país ''poderoso'' domina um outro sem ''poder'',podendo influenciar em seus costumes,economia,religião e etc.Com o objetivo de se tornar um país mais desenvolvido e conseguir mais expansão territorial.

    2-Na terceira imagem podemos observar o ex presidente Lula tomando conta do nosso país e um americano falando para ele "estamos de olho!"(no caso ele está de olho no Brasil).

    3-Quando vamos comprar algo seja calça jeans,celular,notebook e etc...Optamos por comprar algo que a marca é mais conhecida e geralmente escolhemos uma marca que é do exterior e quando isso acontece,estamos ajudando na economia do outro país.Por isso temos que valorizar o que é nosso,pois também temos marcas boas!Vamos comprar mercadorias que sejam do nosso país,assim estaremos contribuindo para a economia dele e também para o crescimento!

    ResponderExcluir
  6. O Imperialismo é o domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras , ou seja, o país mais forte ocupa grande parte do espaço de outro país influenciando economicamente e culturalmente o povo dominado. Hoje em dia o Imperialismo domina através dos hábitos de consumo, criando marcas conhecidas mundialmente (como mostra a 2 ª imagem).Um exemplo de Imperialismo é quando compramos algo exigindo uma marca ( apple, coca-cola, nescau...)

    PS. Prfª Vitória, a publicidade faz parte do Imperialismo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Júlia, muito bem!

      A publicidade não faz parte do Imperialismo, mas, pode ser usada pelo Imperialismo. Ou seja, nem todas as propagandas são propagandas imperialistas. Mas, países imperialistas podem usar a propaganda para justificar os seus atos.

      Excluir
  7. 1)Imperialismo, é o nome usado para descrever situações que ocorreram durante a Revolução Industrial (não só durante, mas também em outras épocas). O Imperialismo é quando um país invade o outro pega o que quer e volta ao seu país. Isso ocorreu mais ou menos da seguinte maneira: Grandes descobertas como o aço, o petróleo e a energia elétrica contribuíram para a "criação" de situação nominadas Imperialismo. Os países mais desenvolvidos se "aproveitavam" dos países mais "fracos" pegando emprestado(sem permissão) a matéria-prima, para continuarem em desenvolvimento contínuo e lucrar cada vez mais. Esse era o forte do imperialismo no século XIX. Com o passar do anos, houve a "criação" do Imperialismo Cultural. Esse nome é dado as influências culturais de outros países, ou seja, quando essas influências chegam a um certo país, elas se tornam, como citado na postagem, moda! Seja ela relacionada as roupas, estilo de vida, comida, etc. Concluindo, dentro do Imperialismo existe: Imperialismo Cultural, Econômico e Domínio Territorial.

    2) Na segunda imagem, podemos observar sem dúvidas a presença do Imperialismo Cultural. Na imagem há várias marcas, que pela a minha observação a maioria vem do mesmo país. Os EUA é um país que interfere relativamente na cultura brasileira, escutamos músicas internacionais, comida fast-food, roupas de marca... Enfim, hoje em dia é difícil encontrarmos alguém do nosso país que nunca tenha ouvido uma música de um artista internacional, ou tenha comido um fast-food. Somos influenciados a comprar, comer, escutar... Simplesmente porque temos essa ideia que se vem de fora do país, é moda.

    3)Roupas de marca como Colcci, Hollister, Abercrombie, Aeropostale, Vans, Nike... São alguns exemplos de Imperialismo Cultural mais presentes na vida dos adolescentes. Se você usa alguma desses itens você é automaticamente considerado na moda. E as pessoas pensem tanto em comprar mais e mais roupas importadas que acabam esquecendo das coisas boas que tem no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Giovana, ótima resposta. É perceptível que conseguiu unir as diversas informações, sejam das aulas, atividades e a postagem, para compor a sua própria reflexão. Parabéns!

      Excluir
    2. 1-Imperialismo é o domínio territorial, cultural e econômico de um país sobre outro,assim, o país dominador consegue uma grande expansão territorial, ou seja, se torna um país mais forte e conhecido.Os países mais desenvolvidos se "aproveitavam" dos países mais "fracos" pegando matéria-prima, para continuarem se desenvolvendo e lucrando cada vez mais.Com o passar do anos,ocorreu a "criação" do Imperialismo Cultural,nome dado as influências culturais de outros países, ou seja, quando essas influências chegam a outro país, elas se tornam moda,relacionadas a roupas,comidas, culturas e etc.

      2-Um exemplo é a terceira imagem, onde um representante dos EUA, país muito poderoso, por conta do imperialismo e muito conhecido por ser criador de marcas como o Mc' Donald's,diz ao ex presidente do Brasil, Lula, que esta de olho em nosso país, para expandir ainda mais seu poder.Percebendo também, que no mapa há bandeiras dos EUA , representando que uma parte do nosso país ja esta dominada pelas marcas do país Americano.

      3-Roupas de marca Hollister, Vans e Nike, são alguns exemplos de Imperialismo Cultural, existe também as marcas .As pessoas que usam essas marcas são consideradas na moda,o que fazem a maioria, principalmente jovens se sentirem bem,com isso acabamos esquecendo das boas marcas que temos no Brasil.

      Excluir
  8. um exemplo de imperialismo bem simples são as grandes empresas que tem um pode economico muito grande sobre outras e no final nos que somos consumidores nao temos poder nenhum sobre o comercio capitalista, sendo que a maioria das empresas sao norte americanas sendo que empresas brasileiras nao consegum sair do seu pais de origem JOÃO E ANA CAPOTE FOREVEEER

    ResponderExcluir
  9. 1) eu entendi o seguinte, o imperialismo é quando países ou grupos de pessoas, dominam a outros países ou grupos, de forma tão economicamente, como de tantas outras. O domínio economicamente significa que outros países são administrados, melhor dizendo dominados para que conquistem seus direitos econômicos, como se tudo que o país ganhasse teria de ser passado pelas mãos de seus dominantes.
    Imperialismo cultural: quando alguns padrões culturais que se tornam importantes para alguns se sentirem bem. Sendo um exemplo quando alguém diz: "só tomo Coca-Cola" , esquecendo que este produto não é de Origem brasileira e sim de norte americana.
    Para terminar o Imperialismo é basicamente um domínio de país, por outras nações e não somente países mas como citado na postagem produtos e até mesmo cultura
    OBS: o que ocorreu no Brasil não é conhecido como imperialismo, mas sim colonialismo.

    2)a 1ª imagem é basicamente o que foi representado no texto pessoas de diferentes nações tentando dividir o espaço chinês em diversas partes, ou seja tentando dominar o território. lembrando da presença de um chinês tentando impedir o acontecimento.

    3) O que ocorre na maioria das vezes, algo que sai a moda e todo mundo quer comprar, um exemplo são os tênis da Nike, que pelo o que parece dominou os jovens de todo o mundo trazendo a eles o desejo de ter aquele determinado calçado. Um dos exemplos citados em sala foi: FRANCESES NA ARGÉLIA, que criaram um protestado em 1830. Onde obrigavam a população a trabalhar em cultura de oliveiras, vinhas, frutas e lugares para exportação. Logo após foi criado um processo de educação, questionado pelo povo argelino. Sendo assim dominados e escravizados pelos franceses.

    ResponderExcluir
  10. 1- Entendi que imperialismo é quando algo ou alguém domina um certo lugar ou pessoas. Essa dominação pode ser econômica ou cultural. Cultural: quando um país impõe seus valores ao outro influenciando culturalmente. Econômico: quando um pais impõe a compra e venda de seus produtos.
    2- Na imagem do globo vemos o imperialismo cultural ou seja os EUA impondo suas marcas e hábitos de consumo pelo mundo todo como por exemplo Coca-Cola, Mac Donald’ s.
    3- Postos Ipiranga, Burger King, Master Card, filmes de Hollywood, Windows.

    ResponderExcluir
  11. 1- Entendi que imperialismo é quando um país ou um grupo domina um outro paí, assim o país imperialista pode influenciar ele tanto economicamente como culturalmente. Com o objetivo de aumentar seu território e para poder vender seus produtos, tentando tornar uma cultura padrão.
    2- A primeira imagem mostra pessoas nobres discutindo sobre o território chines, estão dividindo a China em partes, no fundo mostra o imperador chines tentando impedir os outros imperadores de dividir a China, mas claramente mostra a rainha da Inglaterra encarando o imperador da Alemanha, estão aparentemente brigando por questão de dividir o território e ver quem fica com qual parte da China.
    3- Um exemplo claro de imperialismo é o que você come ou bebe no dia a dia, varias marcas Norte Americana como: Coca-Cola, McDonald's, a bala Halls entre outros.

    ResponderExcluir
  12. 1. Eu entendi que o imperialismo é quando um país ou um grupo de pessoas domina outro país ou algum grupo. O país tem o domínio territorial, cultural e econômico do outro país dominado. Na primeira imagem os representantes de cada país (França, Japão...) estão disputando pedaços da China entre eles. O imperialismo cultural, por exemplo, é quando temos influências culturais para seguirmos a “moda” de outro país, exemplo: Eu só como no Mc Donald’s.

    2. Sim, por exemplo, na terceira imagem um representante dos EUA diz para o ex-presidente, o Lula, que estão de olho em partes do Brasil que esta sendo representada em cores da bandeira dos EUA e mostra que as áreas de fronteiras já estão sendo dominadas pelo país citado.

    3. Por exemplo, quando compramos alguma roupa ou um tênis sempre optamos para as marcas mais conhecidas (Hollister, Nike...) e somos também influenciados por outras pessoas para comprar, isso acontece com os jovens em geral. Outro exemplo é quando compramos algum celular, sempre queremos as marcas mais famosas (Apple e etc).

    ResponderExcluir
  13. 1. Imperialismo é quando um país quer impor suas culturas, seus produtos ou até dominar um pedaço do país, considerado mais fraco e assim fortalecer cada vez mais seu país.

    2. A segunda imagem é mais clara, os Estados Unidos, o país mais desenvolvido do mundo é o que mais domina com varias marcas apresentada na imagem como: a Coca-Cola, Mc-Donald's e Ford, são empresas Norte-americanas que dominam o mundo.

    3. O próprio Estados Unidos com a Coca-Cola uma marca de refrigerante que se vê em quase todos os países do mundo.

    ResponderExcluir
  14. Imperialismo é quando um país ou um grupo de pessoas dominam outro país.O país influencia o outro tanto economicamente quanto cuturalmente. Um exemplo de um país imperialista é os Estados Unidos da América (EUA), tanto que na segunda imagem só mostra marcas do país norte-americano como : Mc Donald's, Ford, T Mobile e etc...

    2) O que ocorre na maioria das vezes, algo que sai a moda e todo mundo quer comprar, um exemplo são os tênis da Nike e as camisas da Hollister, que pelo o que parece dominou os jovens de todas as partes do mundo trazendo a eles o desejo de obter esses produtos.

    3) Um exemplo é que as marcas mais conhecidas pelo mundo é de um país imperialista.

    ResponderExcluir
  15. Nós entendemos que o imperialismo é quando um país tem dominio cultural e/ou financeiro sobre outro país que seja menor ou mais pobre.Ex:Os EUA domina muitos países como o Brasil com a suas marcas,produtos,etc.

    Thais Lazdans,Jessica Tozine e Jaqueline Tozine

    ResponderExcluir
  16. Na minha opinião imperialismo é quando um país domina outro, para se tornar mais poderosos.
    Eu entendi com a charge que o imperialismo é quando um país está de olho em outro.
    por exemplo o sabão em pó OMO ele está em todo o Brasil.

    ResponderExcluir
  17. Imperialismo é quando um país domina um outro e se tornar um país mais desenvolvido e consegue mais expansão territorial.

    Imperialismo Cultual é quando por exemplo: os EUA é um pais bem desenvolvido e domina o Brasil e outros países com suas comidas, roupas, etc. Como a Coca-cola, roupas da Abercrombie, McDonald's, Nescafé.. são empresas Norte-americanas que dominam o mundo e estão presentes no nosso dia a dia. Com isso, estamos ajudando na economia e no crescimento deles. E o Brasil esta ficando como? Temos que ver também as coisas boas que ele tem a nos oferecer.

    ResponderExcluir
  18. bom eu entendi que o imperialismo é quando um país domina outro, para esse país isso é bom porque ele aumenta seu território ese torna um país mais desenvolvido.

    E o imperialismo também é cultura como os EUA é dem mais desenvolvido do que nosso país no nosso país há marcas de roupas, calçados, comida, e até carros também isso são coisa s que nós,usamos no dia a dia

    ResponderExcluir
  19. 1 - Imperialismo são os países mais desenvolvidos como o Estados Unidos dominam o mundo com suas grandes empresas, aplicando sua cultura, costumes, vestimentos sobre países menos desenvolvidos.

    2 - A 1ª imagem. Representantes dos países que dominavam o mundo há alguns tempos atrás querendo dominar o grande território chinês.

    3 - Marcas como a Coca-cola e McDonald's estão espalhadas por todo o mundo e são marcas Norte-americanas é um exemplo de que o Estados Unidos é um dos países que dominam o mundo no quesito imperialismo.

    ResponderExcluir