terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Permanências e rupturas

As palavras "permanência" e "ruptura" são duas palavras importantes para o estudo do passado. 

PERMANÊNCIA:  Refere-se àquilo que "se mantêm" ao longo do tempo, que não "mudou", que continua existindo.

RUPTURA: Refere-se àquilo que é "diferente" do que existia no passado, coisas que passaram por "mudanças" e grandes "transformações".

Pensemos no exemplo da sala de aula: podemos dizer que a maneira como as salas são organizadas (alunos nas carteiras e professor na frente falando) é uma "permanência" pois isso ocorre há bastante tempo. Por outro lado, podemos dizer que a "liberdade" dos alunos é uma "ruptura" pois é algo mais recente, diferente do que acontecia, por exemplo, há 40 anos atrás.

Entendeu?

Mais um exemplo. Existem produtos que trazem a expressão "Desde" para indicar que é antigo. Um exemplo é o "Leite Moça" "desde 1921". 
Outro exemplo é a marca "Catupiry" que vem com a expressão "Desde 1911" e ainda, em alguns casos, vem escrito "100 anos". 
Ou seja, ao escrever isso está sendo enfatizado que este produto existe há bastante tempo e tem uma "tradição", ele existiu antes e continua existindo. Isso está relacionado ao conceito de PERMANÊNCIA. Ou seja, algo que continuou existindo durante bastante tempo.

Por outro lado, tem produtos em que se enfatiza o NOVO. Ou seja, é melhor que ele seja DIFERENTE dos anteriores. Ao fazer isso, a empresa quer mostrar que houve uma RUPTURA em relação aos produtos anteriores.  Um exemplo disso é o produto "OMO" que constantemente vem com a palavra "NOVO". Ou seja, neste caso valoriza-se o diferente, o que mudou. 


Bom, vimos aqui alguns exemplos simples para tentar compreender o que é PERMANÊNCIA e RUPTURA. Com certeza veremos vários outros exemplos ao longo do ano. Aliás, é fundamental compreender essas duas palavras para compreendermos os PROCESSOS HISTÓRICOS.

Veja que interessante essa animação sobre mudanças tecnológicas:



SUA VEZ!

1. Você consegue pensar em outros exemplos de permanências e rupturas? Compartilhe com a gente nos comentários.
2. Você valoriza mais as permanências ou as rupturas? As coisas que existem há bastante tempo ou as coisas novas?

21 comentários:

  1. Matheus Otávio Rodrigues (7ª B)5 de fevereiro de 2013 às 09:38

    Sim, como a cultura indígena, escravizão, são exemplos de Rupturas, em questão de permanências não consigo pensar em uma agora.
    Eu valoriza as duas igualmente, pois se permanências o mundo mudaria de segundo em segundo e sem rupturas estariamos vivendo como indigenas agora...
    Sinceramente eu valorizo mais as coisas novas do que as antigas, pelo fato de ter nascido no século XXI.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok Matheus, bom argumento.
      Gostaria apenas de chamar a atenção para um aspecto da sua resposta. Você disse que "estaríamos vivendo como indígenas"... mas, essa afirmação parece querer dizer que os indígenas são "atrasados". É isso mesmo que pensa? Será que o modo de vida indígena não é apenas diferente e não "pior" como deu a entender? Ou não foi isso que quis dizer?
      Obrigada pela sua participação. Continue assim.

      Excluir
    2. Matheus Otávio Rodrigues (7ª B)5 de fevereiro de 2013 às 13:06

      Tecnicamente não foi isso que quis dizer, quis me referir que nós sem a ruptura de cultura provocada por outros povos, teriamos a cultura de indígena para sempre, sem modificação alguma. Em relação aos indígenas serem "atrasados" eu acho que não, pois apesar de não termos herdado muito de sua cultura, herdamos muitos pontos que não se modificaram até hoje. Também, isso de a vida dos indígenas ser ou não pior que a nossa não é verdade, achamos isso pois seria difícil se acostumar com o modo de vida que temos hoje para um modo de vida onde teríamos que caçar, pescar, etc...
      Agora que revi meus conceitos percebi que me expressei mal, obrigado.

      Excluir
    3. Ótimo Matheus. Valeu a participação. Muito bom!

      Excluir
  2. Camila da Silva Pio (8ª B) : Sim, eu penso em permanência, por exemplo a família, pra mim isso é permanente. Quando penso em ruptura, vejo as músicas que fazem sucesso hoje, são genêros musicais que mudam constantemente, e influência toda uma sociedade e o que nem sempre é bom. Eu valorizo mais as permanências, aquilo que era e que ainda consegue ser e não aquilo que se cria e se rompe como chamamos de ruptura.

    ResponderExcluir
  3. Gabriel de Carvalho Rodrigues da Silva5 de fevereiro de 2013 às 15:52

    1- Sim, um exemplo de ruptura é que, no passado, o Brasil pertencia a Portugal, hoje, já independente. Um exemplo de permanência é o sistema de transporte, os meios de transporte evoluiu, mas o sistema sempre foi o mesmo.

    2-As duas, como o Matheus disse, se não houvesse permanências, o mundo sempre mudaria, mas, se não existisse a ruptura, o mundo não teria evoluido. Eu valorizo mais as coisas mais antigas, pois, sem elas, as coisas mais atuais, não existiriam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriel, legal a sua participação. 1.Gostaria de chamar atenção para um aspecto: você afirma que o sistema de transporte é uma permanência, "que o sistema sempre foi o mesmo". Mas, eu não entendi a que você se refere. Você poderia deixar mais claro? Obrigada. 2. Bom argumento.

      Excluir
  4. As rupturas são necessárias em determinados momentos da história, como por exemplo, os costumes até os anos 1960 precisavam de uma ruptura. A minha geração rompeu com estes costumes que já não condiziam mais com a época em que estávamos vivendo. Movimentos estudantis, movimentos feministas, movimentos sociais.

    http://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/anos20/Revolucao30/RupturaContinuidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela participação. Valeu a dica do link para o CPDOC.

      Há um poema muito interessante de Fernando Pessoa que toca no assunto. Eis um trecho:

      "Não compreendo senão como uma espécie de falta de asseio esta inerte permanência em que jazo da minha mesma e igual vida, ficada como pó ou porcaria na superfície de nunca mudar.
      Assim como lavamos o corpo deveríamos lavar o destino, mudar de vida como mudamos de roupa — não para salvar a vida, como comemos e dormimos, mas por aquele respeito alheio por nós mesmos, a que propriamente chamamos asseio."
      (Livro do Desassossego, p.146. Arquivo Pessoa - http://arquivopessoa.net/textos/308)

      Excluir
    2. Legal este trecho do Ferando Pessoa.


      http://tropicalia.com.br/

      Excluir
    3. beatriz camilo o6 de fevereiro de 2013 17:03

      beatriz camilo 7a:sim penso em rupturtas e permanencias;um exemplo de permancia é a nossa memoria que ajuda pensarmos em nosso cotidiano todos os dias. um exemplo de rupturas pra mim; é a moda porque é conhecida e existia no passsado e no decorrer dos anos foram transformando se e modificando ao decorrer do tempo e valorizo ate hoje

      Excluir
  5. Como uma Permanência é interessante agente perceber que os carros são uma delas:
    "no século XVII se idealizavam os veículos impulsionados a vapor; Ferdinand Verbiest, um padre da Flandres, demonstrara-o em 1678 ao conceber um pequeno carro a vapor para o imperador da China. Em 1769, Nicolas-Joseph Cugnot elevava a demonstração à escala real, embora a sua aplicação tenha passado aparentemente despercebida na sua terra-natal, França, passando a desenvolver-se sobretudo no Reino Unido, onde Richard Trevithick montou um vagão a vapor em 1801."
    Como disse os carros são um exemplo de Permanecia outro exemplo são as bibliotecas,que antigamente era muito utilizada por estudantes...
    Como Rupturas é interessante lembrar que os brinquedos vendidos em lojas são novidades para as crianças,sapatos novos que sairam de exemplo Sneakers que lançou de moda no ano passado se não estou enganada,materiais escolares também tem alguns que são e podem ser chamado como Rupturas como mochilas novas,estojos novos,cadernos novos...etc
    Espero que isso ajude vocês.
    Obrigada.Brenda Assis
    7°série/8°ano B

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Brenda, você escreveu corretamente entre aspas (") a parte do texto que retirou de outro lugar. Faltou apenas escrever de onde você tirou (a fonte). No mais, valeu a participação.

      Excluir
  6. Leticia Fagundes Gonçalves6 de fevereiro de 2013 às 12:23

    Letícia Fagundes (7ªA). 1- Permanência: tipo "Havaiana", faz tempo que existi e nunca foi trocado.
    Rupturas: fragrância sempre esta mudando, enovando o perfume, e também computadores, agora estão mais modernos do que antigamente.
    2- As duas, mais eu valorizo mais as rupturas, e também as permanências são mais na escola, museus, biblioteca e outros lugares assim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Letícia,
      Obrigada pela participação. Você pensou em bons exemplos. Continue assim, sempre refletindo de maneira autônoma.

      Atenção apenas para como se escrevem as palavras: "existe" (e não existi); "inovando" (e não enovando), "mas" e não "mais" em "mas eu valorizo...".

      Continue se esforçando...

      Excluir
  7. 1- Permanência: Religião Catolica
    Ruptura: Estam sempre mudando e inovando a Tecnologia.
    2- Na minha opinião, valorizamos mais as rupturas. Gostamos mais do que é novo e , geralmente, se você gosta de coisas antigas, te chamam de ultrapassado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Natália, obrigada pela participação.
      Você traz bons exemplos e expõe claramente sua opinião.

      Ah, atenção para a escrita: "estão" e não "estam".

      Até mais,

      Excluir
  8. adorei o site é ótimo muito bom

    ResponderExcluir
  9. 1- permanência: desodorante alma de flores e leite de rosa...
    rupturas: bombril,havaianas e esmaltes colorama...

    2-Permanência. As que existem a bastante tempo. Pois tudo que não mudou, e que continua existindo possui valores de certeza e qualidade e satisfação ao apego do produto.
    😊📚✏📝📏📐📎✂⬆

    ResponderExcluir
  10. 1- permanência: desodorante alma de flores e leite de rosa...
    rupturas: bombril,havaianas e esmaltes colorama...

    2-Permanência. As que existem a bastante tempo. Pois tudo que não mudou, e que continua existindo possui valores de certeza e qualidade e satisfação ao apego do produto.
    😊📚✏📝📏📐📎✂⬆

    ResponderExcluir