domingo, 4 de agosto de 2013

DIVERSIDADE CULTURAL

O QUE É DIVERSIDADE CULTURAL?

Assista ao pequeno vídeo abaixo e responda:


1. O que você sentiu ao ver o vídeo?
2. A partir do vídeo, e de sua compreensão, o que é diversidade cultural para você?
3. Comente algum aspecto do vídeo que você gostou (música, alguma imagem, etc.)

Conservadores e Liberais - tendências atuais

CONSERVADORES E LIBERAIS 
Pesquisa Datafolha sobre Tendências Liberais e Tendências Conservadoras nas opiniões

ATIVIDADE: Em cada item marque qual das alternativas escolheu e depois conte se suas respostas foram mais "conservadoras" ou mais "liberais" e compartilhe com a gente no Blog. 

Publicado na Folha de São Paulo em 23/12/2013

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

GRANDES NAVEGAÇÕES

GRANDES NAVEGAÇÕES

Grandes Navegações é o nome dado a uma série de viagens ao longo do Oceano Atlântico, Índico e Pacífico durante os séculos XV e XVI. Essas viagens foram importantes pois através delas foi possível o contato com o novo continente, chamado também de "Novo Mundo" (depois chamado de América).

As viagens eram feitas em grandes barcos chamados de CARAVELAS.

Mapa publicado no site Geoensino

O CONCEITO DE ELITE

O CONCEITO DE ELITE

É importante compreender o que significa a palavra "elite" pois ela será bastante usada nas nossas aulas, principalmente no que diz respeito à "elite política".

De acordo com a Wikipedia, o termo Elite  é um conceito importante na sociologia com diferentes definições. Mas, simplificando, seria um grupo de pessoas que ocupa uma posição elevada na sociedade, ou, em uma organização. Essa elite tem o poder de tomar decisões e influenciar a vida daqueles que estão "abaixo".

As elites, apesar de ocuparem posições privilegiadas, nem sempre são homogêneas podendo haver muitas discordâncias entre seus membros.

Vejamos aqui algumas imagens de PIRÂMIDES SOCIAIS nas quais podemos perceber que aqueles que estão na base da pirâmide é o "povo" e os que estão nos andares de cima fazem parte de uma Elite.


"Pyramid of Capitalist System", Cleveland: The International Publishing Co., 1911.




SUA VEZ:

1 - Explique o que você entendeu que seja uma "elite".
2 - Você se considera parte de uma elite ou não?
3 - Se você tivesse oportunidade de escolher, gostaria de fazer parte da "elite" ou do "povo"? Justifique.

ERA VARGAS - Introdução

ERA VARGAS - INTRODUÇÃO


O objetivo de estudar esse período é compreender que foi "... marcado por contradições, no qual propostas modernizadoras no âmbito social e econômico conviviam com o conservadorismo político e também social, pois apesar de terem sido contempladas algumas reivindicações populares, garantiu-se a ordem estabelecida, de acordo com os interesses da elite." (SPFE, 9 ano/vol2, p.33).

Getúlio Vargas foi o governante que mais tempo ficou no poder. Durante seu governo muitas mudanças ocorreram no Brasil: foram lançadas as bases do Brasil moderno. Por outro lado, seu governo foi também marcado pela ditadura, repressão e censura. Amado pelo povo, odiado por poderosos grupos da elite econômica. É uma figura contraditória e teve um governo contraditório.

Seu governo pode ser dividido em quatro fases:

1) Governo Provisório - 1930 a 1934
2) Governo Constitucional - 1943 a 1937
3) Ditadura do Estado Novo - 1937 a 1945
4) Segundo Governo Vargas - 1951 a 1954

Debate sobre Getúlio Vargas

ORIENTAÇÕES PARA O DEBATE SOBRE GETÚLIO VARGAS


Realizaremos um debate na sala de aula no qual a turma será divida em dois grupos. Um grupo irá defender a ideia concordando com o título de "pai dos pobres" para Getúlio Vargas e o outro grupo irá discordar isso, afirmando, ao contrário, que ele foi "mãe dos ricos".

ORIENTAÇÕES:

No grupo deverá ter as seguintes funções:
  • 1 Mediador (Este vai garantir o equilíbrio do grupo permitindo que todos participem)
  • 2 Oradores (Responsáveis por falarem em nome do grupo)
  • 2 Redatores (Responsáveis por escreverem e relatarem o que ocorre no grupo)
  • 1 Controlador do tempo (para o debate)
  • Pesquisadores (Auxiliarão no levantamento de argumentos para o grupo)
ANTES DO DEBATE:
  • Elaboração uma apresentação de 5 minutos - apresentado a defesa e os argumentos do grupo.
  • Elaboração de três boas perguntas para o grupo adversário.
  • Esboçar uma conclusão, que poderá ser modificada de acordo com o Debate.
  • Preparação para as respostas ao grupo adversário, pesquisando sobre possíveis argumentos.
NO DEBATE - REGRAS:

  • Apresentação - 5 minutos - 1 ponto (clareza, objetividade, uso do tempo, argumentos)
  • Sorteio para saber quem fará a primeira pergunta.
  • Pergunta - 1 minuto - 1 ponto (clareza, objetividade, argumento)
  • Resposta - 3 minutos - 1 ponto 
  • Cada grupo fará 3 perguntas (intercaladas com as respostas)
  • Conclusão - 5 minutos - 1 ponto

  • Vencedor: o grupo que obtiver maior pontuação
BOM TRABALHO!