sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Atividade: Guerra Fria em quadrinhos

Aqui compartilho o resultado de uma atividade realizada em sala de aula. A atividade contou com um roteiro de questões e uma charge do "Calvin e Haroldo" mostrada abaixo. Parabéns aos alunos que participaram!



A GUERRA FRIA EM QUADRINHOS

Autoria: Gabrielle Reis
Colaboração: Diego Bonfim Vagetti; Gabriel Pereira; José Luiz Beltrão; Guilherme

             A Guerra Fria foi um conflito que aconteceu de maneira indireta entre as décadas de 1940 e 1990 entre os países EUA (Estados Unidos da América) e URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). De um lado, os capitalistas (EUA); de outro, os socialistas (URSS). Esses países disputavam desde o poder bélico até territórios, porém, nunca chegaram a se enfrentar diretamente, pois se o fizessem o mundo acabaria por conta das armas nucleares de ambos. A Guerra Fria possui relações com o fim da Segunda Guerra Mundial, pois, nesse conflito surgiram as duas potências, uma capitalista e outra socialista.
           O quadrinho estudado "Calvin e Haroldo" retrata o que aconteceria caso as potências entrassem em conflito diretamente, pois possuíam armamentos iguais, com o mesmo poder de destruição que resultaria no fim, não de ambos, como também do mundo.
         Calvin faz o papel dos EUA que, de acordo com ele são os mocinhos da história. Já Haroldo faz o papel da URSS que Calvin julgava ser os bandidos.
         O objetivo da guerra proposta por Calvin é vencer a "Guerra" primeiro: os EUA ou URSS. Porém, quando ambos entram em conflito os dois são atingidos e perdem a guerra. Ou seja, ninguém venceu, por conta de seus armamentos serem do mesmo nível de destruição.
         Após Calvin e Haroldo simularem essa guerra eles chegaram à conclusão de que a guerra era algo estúpida, sem necessidade.
           Depois dessa análise chegamos à conclusão de que a relação entre os quadrinhos e a "Guerra Fria" é que ambos foram totalmente sem sentido, foi uma guerra sem uma explicação lógica na qual se entrassem em contato direto, como aconteceu no quadrinho, os países perderiam e se destruiriam.
        A partir de tudo isso, refletimos que a existência dessa guerra foi algo totalmente sem sentido, sem nenhum motivo realmente válido para sua existência.