quarta-feira, 25 de junho de 2014

Copa do Mundo - Maracanaço

Fotograma - Ghiggia chuta para o gol. 1950
Em 1950, a Copa também foi realizada no Brasil. Mas, deixou uma triste lembrança para quem viveu na época e para os jogadores da seleção brasileira. O Brasil era a seleção favorita e depois de uma bela atuação foi para a grande final, no Maracanã.  Mas, mesmo antes do jogo, todos já diziam: É CAMPEÃO!!! Com aquela euforia que bem conhecemos. Mas.... o impensável aconteceu. O jogo manteve-se empatado. No segundo tempo, o Brasil fez o primeiro gol. A multidão delira. Mas, minutos depois, o gol do empate. Silêncio. E, faltando apenas 11 minutos para o final, Uruguai faz mais um gol. Silêncio total e absoluto. Ninguém esperava que o Brasil fosse perder. Total decepção. Mas, a decepção continuou. Essa derrota marcou para sempre a vida dos jogadores, e, principalmente, do goleiro Barbosa. Os jogadores viraram inimigos e passaram o resto da vida sonhando com a derrota. Esse grande feito do Uruguai ficou conhecido como "Maracanaço". E virou lição: o jogo só termina quando acaba!
Em 2014, novamente sediando a copa, a seleção brasileira tem uma atuação marcante, forte o suficiente para ofuscar os fatos de 1950. Na semifinal contra a Alemanha, o Brasil leva 7 gols. O grande choque talvez tenha sido a sequência de gols logo no início. E ainda virou piada: "é replay ou mais um gol?". Esta derrota ainda deverá ser digerida pela população. E ainda veremos as memórias que ficarão! Neste caso, o jogo terminou logo no início!

Sobre o maracanaço há vários documentários e reportagens. Mas, o curta metragem Barbosa é muito interessante. Veja no Porta Curtas.