sábado, 26 de julho de 2014

Atividade - Segunda Guerra em Jogo

Para compreender a dinâmica espacial da Segunda Guerra Mundial, desenvolvi uma atividade que intitulei "Segunda Guerra em Jogo" que consiste em uma aula sobre o processo da Segunda Guerra utilizando um grande mapa e a participação dos alunos.

II Guerra Mundial (1939-1945)

Hiroshima depois da Bomba Atômica.
Apud Wikipédia
A Segunda Guerra Mundial (1939-1945), mesmo não tendo sido desejada pela maioria dos países participantes, diferente da Primeira Grande Guerra  (1914-1918), durou tempo suficiente para causar milhares e milhares de mortos (em torno de 60 milhões) e muito estrago. No entanto, os dois grandes traumas causados pela guerra foram o HOLOCAUSTO e as duas BOMBAS ATÔMICAS.
Bomba atômica em Nagazaki.
Apud  Wikipédia


Ao estudarmos a Segunda Guerra Mundial, precisamos compreender os ANTECEDENTES (o que gerou a guerra); o PROCESSO (como foi a guerra em si) e as CONSEQUÊNCIAS (ou seja, como terminou a guerra e o que isso gerou para os países). Claro que não vamos nos aprofundar em nenhum desses itens, mas, pelo menos, entender alguns aspectos fundamentais.

ANTECEDENTES
Bom, uma guerra não ocorre de repente, de um dia para o outro. A Primeira Guerra Mundial, que já estudamos, deixou marcas profundas e feridas não cicatrizadas. Um grande país bastante prejudicado foi a Alemanha (Tratado de Versalhes). A ascensão de Hitler e do Nazismo foram fundamentais para a ocorrência da Segunda Grande Guerra.
Antes da guerra começar, Hitler já estava invadindo territórios que declarava pertencer à Alemanha por direito. No entanto, um país declarou não aceitar a invasão: a Polônia. Portanto, a Segunda Guerra Mundial começa quando, em setembro de 1939, Hitler invade a Polônia. No entanto, havia outras guerras em curso: A Itália estava em guerra com a Etiópia e o Japão já estava em guerra com a China. Ou seja, as guerras vão virar uma guerra mundial.

Legenda: azul - nazismo (Eixo) / vermelho: Aliados
"Second world war europe animation small".
Licenciado sob CC BY-SA 3.0 via Wikimedia Commons.
PROCESSO
A Segunda Guerra, na Europa, pode ser dividida, em linhas gerais, em duas fases.

  • A primeira de expansão do EIXO (Alemanha, Itália e Japão), principalmente do nazismo. 
  • E a segunda de expansão dos ALIADOS, com a entrada da União Soviética (URSS) e dos EUA na guerra. A partir dessa virada, os Aliados vencem a guerra e invadem a Alemanha, encurralando Hitler e os nazistas.
Observe na animação que, inicialmente, há uma expansão do azul (Eixo - nazismo). Depois, do vermelho (que representa os Aliados - URSS, EUA e Reino Unido). Terminando a guerra, a Europa está toda dominada pelo vermelho. E vencem os Aliados!



CONSEQUÊNCIAS
(incompleto)
Duração: 1939-1945
Número de mortos aproximado: 60 milhões



Audiovisuais sobre a II Guerra Mundial
(incompleto)

  • A Segunda Guerra Mundial em Cores: documentário dividido em três partes mostra imagens inéditas, em cores, de bombardeios e batalhas, além de fazer uma explicação clara sobre o processo da guerra.





quinta-feira, 24 de julho de 2014

A Onda (Dennis Gansel, 2008)

O filme "A Onda" (Dennis Gansel, 2008) é baseado em uma experiência relatada por um professor na Califórnia em 1967 (veja postagem). Esse filme pode ser um interessante instrumento para debater com alunos da 8ª série as características de regimes totalitários.
No filme, um professor resolve fazer uma experiência com seus alunos quando estes revelam acreditar "ser impossível" surgir outra ditadura na Alemanha. A partir de alguns elementos essenciais, o "Sr. Wenger" vai construindo sua própria ditadura.
Esses elementos podem ser comparados aos dos diferentes movimentos nazi-fascistas, como veremos abaixo.


LIDERANÇA:

Fotograma - A Onda
O primeiro elemento criado foi o líder respeitado e carismático que pudesse impor disciplina e em torno do qual as pessoas pudessem se unir. No filme, o professor é escolhido para ser tal líder. Esse personagem pode ser associado aos líderes totalitários, Adolf Hitler; Benito Mussolini, e também ao representante brasileiro desta ideologia, que foi Plínio Salgado.


B. Mussolini, Itália
A. Hitler, Alemanha, 1937
Plínio Salgado, Brasil
DISCIPLINA

Após a escolha do líder, este passou a criar uma disciplina a partir da organização espacial da sala, da organização dos alunos com ações tais como levantar ao falar, ter objetividade, etc... De acordo com o professor, "disciplina é poder". 


UNIFICAÇÃO ATRAVÉS DO UNIFORME

Fotograma A Onda

O professor convence os alunos a adotarem um uniforme, que, no caso, era uma camisa branca. A personagem que decide não usar a camisa branca é discriminada pelo grupo e excluída posteriormente.



Camisas Verdes, Brasil, 1935

Camisas Negras, Roma, 1922
Tropa nazista em Nuremberg, Alemanha


IDENTIFICAÇÃO ATRAVÉS DE UM NOME E UM SÍMBOLO

Simbolo adotado no filme "A Onda"

Após a adoção do uniforme, que servia como um sinal visual de pertencimento a um grupo, o professor seleciona um nome para o grupo e o nome escolhido foi "A ONDA". A partir daí, passam a elaborar um símbolo.
Fascio, símbolo fascista

Suástica, símbolo nazista
Zigma, símbolo integralista












SAUDAÇÃO

Fotograma - A Onda

Saudação Integralista
Saudação fascista
Saudação nazista
Fotograma A Onda - ao final, o professor cria um movimento ditatorial no qual os alunos são controlados por ele.






sábado, 19 de julho de 2014

Narradores de Javé (Eliane Caffé, 2004)

Por Vitória Fonseca

Antônio Biá tem a função de escrever as histórias do povoado de Javé. Depois de ouvir várias pessoas, será que Biá consegue colocar as histórias no papel?
Na verdade, ele explica que é melhor que as histórias fiquem nas cabeças das pessoas, pois ele não consegue "dar razão" a elas no papel. Ou seja, ele não as escreve pois cada um conta a história de um jeito  e, para juntar tudo é preciso certa coerência, precisa de um sentido, um ponto de vista, enfim... Antônio Biá apenas consegue escrever aquilo que ele mesmo viu. Ou seja, aquilo que ele presenciou pode ganhar coerência na sua narrativa.

O que faltou para Antônio Biá? Comparando Antônio Biá a um historiador, faltaram os documentos que pudessem, minimamente "comprovar" os elementos das diversas narrativas, dos diferentes pontos de vista, das diferentes versões que cada personagem contava "puxando a sardinha" para o seu lado.

Cada personagem tem um ponto de vista e conta a história das origens de Javé de uma maneira. Podemos usar esses personagens como exemplos de maneiras diferentes de contar histórias sobre o passado:

Cena: Sr. Vicentino e Biá
Cena - Indalécio 
SENHOR VICENTINO: Narra a história do herói fundador Indalécio exaltando as suas qualidades e seus grandes feitos. Podemos dizer que é semelhante ao que chamamos de "história tradicional", na qual os personagens principais são grandes heróis (homens). Vamos lembrar que, no filme, Senhor Vicentino é supostamente um descendente de Indalécio.

Deodora e Biá
Cena: Maria Dina 
DEODORA: Narra a "mesma" história que o Senhor Vicentino, mas, ressaltando o importante papel de uma mulher, a Maria Dina, que, nessa versão da história, foi quem de fato fundou o povoado de Javé. Novamente é alguém que exalta as qualidades dos próprios antepassados.

Firmino e Biá
Cena: Maria Dina e Indalécio
FIRMINO: Firmino narra a história de Indalécio de um ponto de vista diferente dos dois anteriores mas focando na sátira ao personagem. Nessa versão, Indalécio morre em função de uma desinteria. Essa versão da história procura criticar a visão heróica dos antepassados. É uma narrativa semelhante àquela sobre a situação de d. Pedro I quando supostamente deu o "grito do Ipiranga".

Pai Cariá
Cena: Indaleo
PAI CARIÁ: Pai Cariá vive em um tipo de quilombo, com supostos 
descendentes de escravos que também possuem uma narrativa de fundação semelhante à que aparece Indalécio, com algumas modificações. Ou seja, um grupo de guerreiros, guiados por um líder valente, que foge de algum lugar e procura um lugar certo para morar. No entanto, nessa versão, os personagens são negros. Então, podemos associar essa narrativa à valorização da história do ponto de vista dos negros.

Gêmeo, Biá e Deodora
GÊMEO E O OUTRO: O personagem Gêmeo quer construir uma narrativa "oficial" que registre que apenas ele é herdeiro da propriedade dos seus pais. Ou seja, ele quer criar uma verdade e acredita que, a partir do momento que estiver registrada no papel, ele poderá usar como comprovação de que seu irmão não teria direito à herança por supostamente não ser "herdeiro legítimo".


Sua vez: Qual narrativa você faria sobre esses personagens?



quarta-feira, 16 de julho de 2014

Narrativas e a arte de contar histórias


O que é uma narrativa?
Narrativa tem a ver com contar historias. Todos os dias ouvimos ou vemos várias histórias sendo contadas. As propagandas nos contam histórias. Os livros nos contam histórias. As pessoas nos contam histórias. Nós mesmos criamos narrativas e contamos para outras pessoas. Ou seja, todos os dias nós estamos em contato com novas narrativas. 

Cena do filme "Narradores de Javé" (Eliane Caffé, 2004)
E o que será que narrativa tem a ver com a disciplina de História? 
Tem tudo a ver! O que estudamos, na maior parte do tempo, não são narrativas sobre o passado, ou seja, histórias contadas sobre o passado? Sim! 

Então, estudar história é estudar as narrativas sobre o passado.

E nós podemos ver vários tipos de narrativas sobre o passado: as que o professor conta, as que os livros didáticos contam, as que os filmes contam!

E você? Será que você também faz narrativas sobre o passado? Sim! E pode fazer ainda mais! 

Bom, para começar o assunto, nada melhor do que um bom filme sobre narrativas: Os Narradores de Javé!


Comentários sobre o filme no blog Pensar historias no/do/com/cinemas



segunda-feira, 14 de julho de 2014

Transferência da Família Real para o Brasil (1808)

Embarque no cais de Belém da Família Real em 29/11/1807. 
Henry L'Évêque (1768-1845). Cf. Wikipédia
Autor não identificado.
Embarque da Família Real Portuguesa. Cf. Wikipédia

A escolha das palavras para descrever o passado é fundamental pois revela um ponto de vista. As palavras "fuga", "vinda" ou "transferência" para referir-se à viagem feita pela Família Real portuguesa em direção ao Brasil em 1807/1808 revelam concepções diferentes dos significados do evento. Com certeza é muito diferente dizer que "fugiram" ou que fizeram "uma viagem". E, neste assunto, o evento relatado causa muitas polêmicas. Como um exercício, podemos comparar as duas imagens ao lado que representam o embarque da Família Real. Qual é a impressão criada pela primeira imagem e a impressão criada pela segunda?
O fato foi uma viagem que trazia a sede do governo português para o Brasil. Há vários materiais, vídeos, histórias em quadrinhos que relatam o fato. No entanto, também nos interessa saber os motivos do fato, e, principalmente, as consequências da presença da Família Real e a Coroa portuguesa na sua grande colônia, Brasil.


Vídeos:
Há vários outros materiais interessantes que podem ser utilizados para estudar o período.


Além desses materiais voltados para o público jovem, há ainda filmes a partir dos quais pode-se desenvolver o estudo do assunto:
  • Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (1995)
  • Independência ou morte! (1972)