domingo, 31 de maio de 2015

Civilizações Antigas - Egito

Google maps - Egito atual.
 Os antigos egípcios chamavam de "deshert"
(terra vermelha) a região do deserto e a terra
onde viviam de "kemet" (terra preta)
No século XVIII, Napoleão Bonaparte, na sua invasão ao Egito, acabou, posteriormente, sendo importante para divulgar o interesse pela civilização egípcia e os seus mistérios.
Museu de Berlim

A civilização egípcia, que se desenvolveu ao longo do rio Nilo, milhares de anos antes de Cristo, teve
um governo centralizado, faziam comércio e construíam grandes obras que podem ser observadas nas margens do rio Nilo. 
Esse povo acreditava na vida depois da morte e por isso tinham um cuidado especial com o corpo dos mortos, embalsamando-os.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Civilizações Antigas - Mesopotâmia


A Mesopotâmia não é uma civilização e sim uma região que fica entre dois rios (o rio Tigre e o rio Eufrates, representados ao lado) por onde passaram vários povos. A Mesopotâmia atraiu diversos povos em função do seus amplos recursos hídricos. Assim, surgiram ao longo do rio Tigre e Eufrates vários centros urbanos.

Apesar, no entanto, da disponibilidade de água não havia na região disponibilidade regular de terras o que fez com que houvesse muitos conflitos militares entre diversos povos que levou à alternância de poder entre eles.

domingo, 24 de maio de 2015

Civilizações Antigas - Gregos

Ruínas do Palácio de Cnossos
Ilha de Creta
O nome Grécia tem origem no termo latim graeci (palavra usada pelos romanos para chamar os "helenos"). Os chamados gregos  eram originados dos povos indo-europeus que ocuparam a região por volta de 1950 a. C.
Em 1900 o arqueólogo inglês Arthur Evans encontrou na ilha de Creta ruínas do Palácio de Cnossos. A partir de estudos, identificaram que entre 2000 a.C e 1400 a.C. existiu na ilha uma civilização que foi chamada de minoica e que influenciou a cultura grega.

terça-feira, 19 de maio de 2015

Civilizações Antigas - Hebreus

As principais fontes de estudo do povo Hebreu são os textos da Torá, ou seja, o Pentateuco (cinco primeiros livros do Antigo Testamento da Bíblia - Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio) e achados arqueológicos, como, por exemplo, os manuscritos do Mar Morto. Muitos pesquisadores continuam tentando achar indícios arqueológicos dos fatos narrados na Bíblia.