Bem vindos à 6ª série (ou 7º ano)! Parabéns por mais uma nova etapa na sua vida. Neste ano você vai aprender muitas coisas. Vamos estudar sobre a Idade Média (na Europa) e como viviam os povos da América. Também vamos estudar sobre como foi o ENCONTRO entre os diferentes povos da América com os europeus. Enfim, são muitas novidades antigas! Aproveite.
PLANEJAMENTO - 6ª SÉRIE
Baseado na Proposta Curricular do Estado de SP
De acordo com a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, o conteúdo da 6ª série/7º ano, recorta "...cronologicamente um período
bastante amplo e rico: do Feudalismo às Grandes Navegações e às
importantes mudanças ocorridas na Idade Moderna, incluindo a
colonização das Américas com ênfase no Brasil Colonial. Dando
sequência ao trabalho com textos, enfatizando-se as habilidades que
envolvem as estratégias de leitura e escrita, buscando desenvolver
hábitos que podem ser utilizados em qualquer área do conhecimento,
já que visam à seleção, à compreensão e à organização das
ideias dos textos”.
Seguindo a mesma lógica de organização proposta no Currículo de São Paulo, este planejamento está divido em temas que juntos estruturam um conteúdo "tradicional" do ensino de História.
Seguindo a mesma lógica de organização proposta no Currículo de São Paulo, este planejamento está divido em temas que juntos estruturam um conteúdo "tradicional" do ensino de História.
1º BIMESTRE
PARA COMEÇO DE CONVERSA
- Convivência
- Veja a postagem sobre Períodos Históricos.
- Curta, média e longa duração
Tema 1: FEUDALISMO
Palavras-chave: organização espacial do feudo, senhorio, Feudalismo, sistema de suserania e vassalagem, reserva senhorial, manso, sistema de três campos, servos, corveia, estamento e terras comunais.
- CONTEÚDOS:
- Períodos Históricos - Idade Média
- Entendendo o conceito de "Feudo"
- Montagem de um esquema de Feudo
- Relações Feudais: senhores e camponeses
- Obrigações servis
- Habilidades a serem desenvolvidas
Tema 2: AS CRUZADAS E O CONTATO ENTRE SOCIEDADES EUROPEIAS E ORIENTAIS
Palavras-chave: surgimento da Cruzadas, Concílio de Clermont, Terra Santa, peregrinações, turcos e Império Bizantino.
- CONTEÚDOS:
- Cruzadas
- Habilidades a serem desenvolvidas
Tema 3: RENASCIMENTO COMERCIAL E URBANO
Palavras-chave:Renascimento Urbano e Comercial, burgos, comércio, mercadores, rotas de comércio,feiras medievais, corporações de ofício, arado, charrua.
- CONTEÚDOS:
- Conceito de Renascimento
- Habilidades a serem desenvolvidas
Tema 4: RENASCIMENTO CULTURAL E CIENTÍFICO
Palavras-chave: Renascimento italiano, antropocentrismo, racionalismo, naturalismo, individualismo, mecenato, valores da Antiguidade clássica greco-latina, prensa.
- CONTEÚDOS:
- Conceitos históricos
- Habilidades a serem desenvolvidas
2º BIMESTRE
Tema 1: FORMAÇÃO DAS MONARQUIAS NACIONAIS EUROPEIAS MODERNAS (Portugal, Espanha, Inglaterra e França)
Palavras-chave: Península Ibérica: da dominação muçulmana à reconquista cristã; os reinos ibéricos medievais; formação e independência do Estado português.
- CONTEÚDOS:
- Processo de formação das Monarquias Nacionais
- Habilidades a serem desenvolvidas
Palavras-chave: as monarquias absolutistas e os fundamentos teóricos do Absolutismo.
- CONTEÚDOS
- Absolutismo
- Habilidades a serem desenvolvidas
Tema 3: REFORMA E CONTRARREFORMA
Palavras-chave: Reforma; indulgências; Concílio de Trento; Martinho Lutero; predestinação; luteranismo; Contrarreforma; Índex.
- CONTEÚDOS
- Reforma Protestante
- Habilidades a serem desenvolvidas
Tema 4: EXPANSÃO MARÍTIMA NOS SÉCULOS XV E XVI
Palavras-chave: comércio com o Oriente; o desenvolvimento técnico da época; rotas de navegação.
- CONTEÚDOS:
- Grandes Navegações
- Habilidades a serem desenvolvidas
3º BIMESTRE
Tema 1: AS SOCIEDADES MAIA, ASTECA E INCA
Palavras-chave: América pré-colombiana: maias, astecas e incas.
- CONTEÚDOS
- O povo Maia
- O povo Asteca
- O povo Inca
Tema 2: SOCIEDADES INDÍGENAS NO TERRITÓRIO BRASILEIRO
Palavras-chave: sociedades indígenas no território brasileiro; os primeiros habitantes do Brasil; os vestígios arqueológicos dos antigos habitantes do Brasil; os concheiros e o grupo tupi-guarani.
- CONTEÚDOS:
Tema 3: CONQUISTA ESPANHOLA NA AMÉRICA
Palavras-chaves: viagem de Cristóvão Colombo; conquista da América espanhola.
- CONTEÚDOS:
- Viagem de Colombo
- Habilidades a serem desenvolvidas
Tema 4: O ENCONTRO DOS PORTUGUESES COM OS POVOS INDÍGENAS
Palavras-chave: viagens marítimas portuguesas; indígenas; diversidade e encontro cultural.
- CONTEÚDOS:
- Viagem de Cabral
- Encontros de culturas?
4º BIMESTRE
Tema 1:TRÁFICO NEGREIRO E ESCRAVISMO NO BRASIL
Palavras-chave: quilombos; resistência africana; escravidão; engenhos coloniais; bandeirantes; Palmares; Zumbi; Ambrósio; identidade.
- CONTEÚDOS:
- Habilidades a serem desenvolvidas
Tema 2: OCUPAÇÃO HOLANDESA NO BRASIL
Palavras-chave: o Brasil holandês; João Maurício de Nassau; Recife; Companhia das índias Ocidentais
- CONTEÚDOS:
- Atividade: O Boi Voador
- Habilidades a serem desenvolvidas
Tema 3: MINERAÇÃO E VIDA URBANA
Palavras-chave: mineração; ouro de aluvião; escravidão; veios auríferos; quinto; casas de fundição; Barroco.
- CONTEÚDOS:
- Habilidades a serem desenvolvidas
Tema 4: CRISE DO SISTEMA COLONIAL
Palavras-chave: Guerra dos Emboabas; mineração; paulistas; indígenas; forasteiros
- CONTEÚDOS:
- Habilidades a serem desenvolvidas
professora vitoria eu estou adorando tudo que estamos aprendendo sobre a idade media e etc .... ass: Lais Recchia.
ResponderExcluir