segunda-feira, 1 de abril de 2013

Revolução Russa - atividade: Trecho de "Outubro"

REVOLUÇÃO RUSSA - ATIVIDADE: TRECHO DE "OUTUBRO"


Estamos estudando o processo revolucionário da REVOLUÇÃO RUSSA de 1917. Para isso, vamos analisar o trecho de um filme feito em 1927 em comemoração aos 10 anos da revolução. O filme é chamado de "Outubro" e foi feito pelo famoso diretor russo Serguei Einsenstein. 

Para analisar o trecho, observe que há vários elementos SIMBÓLICOS, ou seja, são como metáforas visuais que representam algo da realidade.

Para melhor compreensão, vamos dividir esse trecho em 5 partes:

1. Povo nas ruas
2. Governo Provisório
3. Troca de chapéus
4. Continuidade na Primeira Guerra e fome
5. Chegada de Lenin





1. A partir da divisão proposta, identifique os elementos simbólicos que aparecem no filme e seus possíveis significados.
2. Descreva imagens ou trechos que mais chamou sua atenção. 
3.Descreva o que compreendeu do processo revolucionário de 1917 a partir do trecho visto.

11 comentários:

  1. 1-a 1°divisao das pessoas nas ruas parece que elas estao tentando amarrar a estatua para tentar derruba-la.a 2°divisao feita do governo provisório eles parecem estar fazendo tipo de uma 'missa' para ter vida longa ao governo provisório pois iriam governar por pouco tempo.3°divisao da troca de chapéus eles eram todos irmaos,amigos e reuniram-se todos e fizeram a troca de chapéu.na 4°divisão ocorrida depois da guerra eles tinham uma maquina parece que produziu 1 quilo de pão para dividir em milhares de pessoas e depois 250 gramas de pão e depois 100 gramas e parece q algumas pessoas morreram.mas na chegada de Lenin em 3 de abril todos ficaram felizes.
    2-a parte que mais me chamou a atenção foi no começo quando começaram a amarrar a statua e a derruba-la
    3-eu coomprendi no processo revolucionario de 1917 que o povo nao queriam mais alexander III emperor of russia no comando e por isso fizeram a revoluçao acho que conseguiram pois veio o governo provisório q governaria por pouco tempo até a chegada de lenin, depois passaram pela troca de chapéus, depois pela continuidade na primeira guerra e fome onde mtos morreram e muitos passaram muita fome até a chegada de lenin onde todos ficaram muito felizes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kethlyn,
      Boa descrição. O seu texto melhorou bastante. Agora, precisa prestar atenção na pontuação e na escrita das palavras com maiúscula. Ex: inícios das frases e nomes próprios...
      Muito Bom!

      Excluir
  2. Johnathan Listmaier4 de abril de 2013 às 15:51

    1- As armas que aparecem no começo simboliza o exercito e as foices os trabalhadores nas ruas para protestar. Quando a estatua é derrubada simboliza que o Nicolau II renunciou e entrou o governo provisório. A troca de chapéus possivelmente significa a troca de ideias entre eles. Com a entrada do governo provisório, voltaram à guerra e continuaram passando fome quando mostra o trecho em que vão diminuindo a quantidade de pão, quando eles começam a gritar, pular é a chegada de Lenin.
    2- As imagens que mais me chamou a atenção foi a do começo que amarraram cordas na estatuas e a derrubaram e apareceu armas e foices simbolizando o exercito e os trabalhadores.
    3- Primeiro os trabalhadores e o exercito se uniram e saíram para as ruas e fizeram com que Nicolau II renunciasse, depois entrou o Governo Provisório, voltaram à guerra e continuaram na miséria passando fome e como não ouve mudanças com o governo provisório Lenin assumiu o governo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Johnathan, ótima descrição.
      Atenção apenas para a palavra "houve" e não "ouve"

      Excluir
  3. -Aparecem o povo da Rússia protestando e destruindo acho que um tipo de istatua,me chamou bastante a atenção a primeira vitória dos operarios rumo ao socialismo,vida longa ao partido provisório.Em Fevereiro de 1917 inicia-se a parte mais importante do processo revolucionário. O czar concede poder a um governo provisório, que no entanto não cumprirá as promessas.
    Daqui até à Revolução de Outubro,os bolcheviques vão crescer muito rapidamente.
    Shirlei Santos oitava C

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shirlei, obrigada por participar. O início ficou legal, mas, talvez faltou atenção ao restante do filme...
      Continue participando.

      Excluir
  4. 1) Os elementos apresentados no filme são capazes de nos dizer de fato o que ocorreu. Pelo visto as armas representam o exército, que em situações de extrema fraqueza durante a guerra estavam sendo um dos mais prejudicados, pois quanto mais fraco a potência armamentista esteja, é maior o número de mortos. Há também a representação das foices que tem humilde papel de representar quem eram os trabalhadores na revolta, que pelo comprovado no filme eram a grande maioria, tendo por essa razão a existência de sovietes(representantes do povo e de operarios). E esses dois elementos estão presentes quando o povo sai as ruas até chegar a estátua do imperador, que é destruida em partes, e logo após esta é derrubada, como o ocorrido realmente(o imperador logo após a pressão da revolta teve de renunciar). Depois desse espaço cênico apresentado há trabalhadores trocando chapéis como se estivessem compartilhando ideais políticos, sociais, econômicos e culturais. Portanto eles estavam felizes com o novo governo. NÃo o novo governo pelo demonstrado não fez grande diferença a guerra ainda continuou(visto através de um documento que ao ser colocado ao chão, do outro lado uma bomba explode e várias pessoas são mortas), a fome continuou(um quilo de pão em um tempo, pouco depois somente 250 gramas, menos tempo ainda, situação precária, só 100 gramas de pão), representando que não conseguiram ter PAZ, TERRA e PÃO.
    E para finalizar como já vimos "Lenin" um dos líderes dos BOLCHEVIQUES aparece no dia 03 de abril de 1917 o que gera grande satisfação ao povo.Lembrando que: Lenin só assume o governo em outubro de 1917, onde o governo sofre grandes mudanças:saída da guerra, reforma agrária, término da fome, criação do NEP(nova política econômica), permitiu que a Rússia adotasse um pequeno sistema capitalista e criou a URSS(União das repúblicas socialistas soviéticas)
    2)Duas das cenas mais capazes de me impressionar foram as seguintes:a derrubada da estátua,ouseja a renúncia do imperador e quando o governo provisório está com um documento em mão e ao colocá-lo em primeiro plano uma bomba explode, e no filme diz que eles continuavam coma aliança. Então talvez aquel documento representava a participação da rússia na tríplice entente.
    3)O exército e povo se uniram, não sei se vocês lembram mas eles estavam insatisfeitos, o que recebeu o nome de insatisfação popular, e queriam de qualquer maneira que o imperador renunciasse, portanto sairam as ruas.Obviamente este renunciou, mas como diz a professora Vitória uma revolta é como se você estivesse mudado de casa e demora meses para arrumá-la, o que ocorreu na revolução russa foi o mesmo.Foi imposto um governo provisório que não foi capaz de cumprir todas a reivindicações e não fez grande melhorias, nem capaz de sair da guerra ele pode, e a aparição de Lenin líder dos Bolcheviques gerou grande satisfação pois ele prometia um governo muito melhor, que aquele. E como estudado em sala em outubro de 1917 assumiu o governo e fez grande melhorias, como as já citadas na questão 1.



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom Henrique, você caprichou na resposta... Está bastante completa e com várias referências. Você associou as imagens ao que foi aprendido em sala de aula.
      Gostei da sua participação. Obrigada.

      Excluir
  5. 1. O filme apresenta argumentos que nos mostra facilmente o verdadeiro significado de cada elemento simbólico.Primeiramente, mostra através da comemoração do povo e da destruição da estátua, a renúncia do Imperador Nicolau II. Depois a chegada do Governo Provisório identificada através de pessoas nobres, contentes, cantando. A partilha do pão e a Troca de Chapéus significa uma troca de ideias e também a união do povo (independentemente das condições financeiras), para um novo governo. A continuidade na Primeira Guerra e a fome é ilustrada a partir da diminuição na quantidade de pão, causada pelo fato do "novo governo" não acabar com a miséria e fome do povo. Assim para defender os direitos do povo, Lenin (líder dos Bolcheviques) assume o governo, promovendo grandes mudanças.

    2. O trecho que chamou minha atenção, foi a entrada do Lenin, porque a população estava em uma situação precária , passando necessidades fundamentais na sociedade humana, ou seja, passando fome e até problemas na saúde.

    3. Primeiramente, operários insatisfeitos com a miséria decidiram cruzar os braços, ou seja, para de trabalhar.
    Com o passar dos dias a notícia da greve se espalhou, gerando muitos trabalhadores parados, pressionando a renúncia do Imperador.
    A pressão ficava cada vez maior, gerando a renúncia de Nicolau II. Para substituí-lo foi imposto o Governo Provisório, que consciente da miséria e pobreza do povo não fazia nada.
    Com a ajuda da Pressão Bolchevique houve uma nova revolução, chamada "Revolução de Outubro " que assumiu com representante do país, Lenin.

    ResponderExcluir