Bibliografia

em construção

SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA

ABREU, Martha; SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2003.
ANDRADE, Everardo Paiva de. Mais História e ainda mais Docência. Por uma epistemologia da prática docente no Ensino de História. Campo dos Goytacazes: Ed. Fafic, 2002.
BITTENCOURT, Circe Maria F. (Org.). O saber histórico na sala de aula. 2a ed. São Paulo, Contexto, 1998
BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de História – fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2005
CAIMI, Flávia Eloísa. O livro didático e o currículo de história em transição. 2ª ed. Passo Fundo: Ed. UPF, 2002.
CARRETERO, Mario; ROSA, Alberto e GONZÁLES, Maria Fernanda (orgs.). Ensino da história e memória coletiva. Trad. Valério Campos. Porto Alegre: Artmed, 2007.
CERRI, Luis Fernando (org.). O ensino de história e a ditadura militar. Curitiba: Ed. Aos Quatro Ventos, 2003.
CERRI, Luis Fernando (org.). Ensino de História e Educação: olhares em convergência. Ponta Grossa: UEPG, 2007.
CORDEIRO, Jaime Francisco P.. A História no centro do debate: as propostas de renovação do ensino de História nas décadas de setenta e oitenta. Araraquara: FCL/ Laboratório Editorial/ UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica Editora, 2000.
CORSETTI, Berenice; et alli. Ensino de História: formação de professores e cotidiano escolar. Porto Alegre: EST, 2002.
DAVIES, Nicholas (org.). Para além dos conteúdos no ensino de história. Rio de Janeiro: ed. Access, 2001.
FONSECA, T.N. L.. História e ensino de História. Veja postagem.
FONSECA, Selva G. Caminhos da História Ensinada. Campinas: Papirus, 2009.
FONSECA, Selva G. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas: Papirus, 2005.
FONSECA, S.G. (org.). Ensinar e aprender História: formação, saberes e práticas educativas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009
FONSECA, Selva G. (Org.). O ensino de História na produção das IES Mineiras (1993-2008). Uberlândia (MG): Fapemig, 2010.
MONTEIRO, Ana Maria. Professores de história: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
MONTEIRO, Ana Maria (Org.). Ensino de História: sujeitos, saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
PINSKY, Carla Bassanezi (Org.). Novos temas nas aulas de história. São Paulo: Contexto, 2009. 
SILVA, Marcos A.; FONSECA, Selva G. Ensinar História no século XXI: em busca do tempo entendido. Campinas (SP): Papirus, 2007



REVISTAS SOBRE ENSINO DE HISTÓRIA

História e Ensino - UEL, desde 1995  
Territórios e Fronteiras - Dossiê Ensino de História


ARTIGOS

MARTINS, Maria do Carmo. Currículo e formação de professores de História: uma alegoria. Educ. rev., Belo Horizonte , n. 45, jun. 2007 .
ROCHA, Helenice Aparecida Bastos. A escrita como condição para o ensino e a aprendizagem de história. Rev. Bras. Hist., São Paulo , v. 30, n. 60, 2010 .
ROIZ, Diogo da Silva. Um "novo" ensino de história, logo, um "novo" currículo?. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro , v. 13, n. 37, abr. 2008 .
SILVA, Marcos Antônio da; FONSECA, Selva Guimarães. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Rev. Bras. Hist., São Paulo , v. 30, n. 60, 2010 .

LIVROS


GRUPOS DE PESQUISA, LABORATÓRIOS, OBSERVATÓRIOS

Laboratório de Ensino de História - UEL
Observatório do Ensino de História em Pernambuco



BLOGS DE PROFESSORES



CINEMA, EDUCAÇÃO, HISTÓRIA

Cineducação

Nenhum comentário:

Postar um comentário