quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O poder da manifestação popular

O PODER DA MANIFESTAÇÃO POPULAR

Estudamos que o Governo está dividido em Três Poderes (Poder Legislativo, Poder Judiciário e Poder Executivo). Mas, acima desses poderes está o PODER DO VOTO. Ou seja, o poder dado a todos os cidadãos para escolherem os seus representantes no governo.

Consulte o jornal: 21/11/2011 - O Liberal
Além do voto, a população também pode usar outros mecanismos para fazer valer sua opinião. E, uma das formas é a PASSEATA, quando um grupo de pessoas sai às ruas e expressa suas opiniões ou anseios, exigindo alguma mudança. 

Estudamos um caso que ocorreu no ano de 2011, em Americana (SP), quando um grupo de pessoas resolveu manifestar-se contra o aumento salarial dos vereadores em 60%.

Na imagem ao lado vemos a primeira página do jornal O Liberal de 27/11/2011 na qual é noticiada a manifestação popular "Povo vai às ruas contra reajuste de vereadores".
29/11/2011


Poucos dias depois a manifestação gerou um efeito que pode ser observado na capa do jornal de 29/11/2011: "Vereadores voltam atrás e novo projeto zera o índice de aumento".


E, finalmente, no dia 02/12-2011, o jornal trouxe a notícia esperada "Com Câmara lotada, índice zero é aprovado", anunciando que aqueles 60% de aumento não será realidade e o índice de aumento cai para 0%.

A partir da análise dessas notícias foi possível perceber o poder da mobilização popular para gerar mudanças e transformações.


AGORA É SUA VEZ

1. Vimos, pelas reportagens, que o aumento de 60% que os vereadores de Americana/SP queriam dar a si mesmos não foi aceito pela população que reagiu fazendo uma passeata. Com isso, os vereadores mudaram de ideia e não aumentaram o próprio salário. Por que você acha que eles mudaram de ideia?

2. Você participaria de uma passeata? Que tipo de coisa você reivindicaria?



sábado, 9 de fevereiro de 2013

DURAÇÃO: curta, média e longa

Quando falamos em TEMPO no estudo do passado, podemos pensar em três tipos de tempos:
  • CURTA DURAÇÃO
  • MÉDIA DURAÇÃO 
  • LONGA DURAÇÃO
Bom, e o que são esses tempos?
Primeiro, vou dar um exemplo disso em relação a filmes: existem filmes chamados de "curta metragem" (de curta duração) que são pequenos filmes que duram até 20 minutos. Existem filmes chamados de "média metragem" (média duração) que tem um tempo de 20 a 70 minutos. E, existem os filmes "longa metragem" (longa duração), que duram mais que uma hora e 10 minutos.

E a duração?
Bom, curta duração refere-se àqueles eventos e processos que duram pouco tempo, que acontecem de maneira rápida. 
Média duração são aqueles eventos que duram um tempo intermediário, não são nem muito rápidos e nem muito demorados. 
E, longa duração refere-se àqueles eventos que demoram muito tempo para terminar, ou, ocorrem em um tempo muito longo.

Pensemos num exemplo: um ano é de curta, média ou longa duração? Isso depende! Em relação a um dia ele é de longa duração, mas, se compararmos com um século, ele é de curta duração. Entendeu?

Vejamos outro exemplo: Um móvel antigo, geralmente dura bastante tempo enquanto os móveis mais "novos", em geral, estragam mais rápidos. Não é assim? Ou seja, um pode ser comparado ao tempo de "longa duração" e o outro a um tempo de "curta duração".

http://www.historytoday.com
Um famoso historiador chamado Fernand Braudel, que estudou e escreveu sobre o "Mar Mediterrâneo" criou a expressão "longa duração" para descrever o tempo daqueles fenômenos históricos que levam muito, muito tempo para ocorrer. Se por um lado vivemos numa época em que o tempo parece correr muito rápido, existem ainda aquelas coisas de demoram muito para mudar, ou mudam muito lentamente. A cultura de um povo muda muito devagar, as paisagens também demoram muito para mudar. Enfim, é possível pensar em diversos aspectos da vida do ser humano que tem uma transformação muito lenta.


AGORA É SUA VEZ:

1. Você entendeu a postagem?
2. Cite exemplos que possam ser considerados de "curta duração", "média duração" ou "longa duração"

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Dica: Mapa da Europa para colorir

DICA: MAPA DA EUROPA PARA ESTUDAR E COLORIR!

Dica para estudar a localização dos países europeus: imprimir e colorir o mapa acima! 
Bom trabalho!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Permanências e rupturas

As palavras "permanência" e "ruptura" são duas palavras importantes para o estudo do passado. 

PERMANÊNCIA:  Refere-se àquilo que "se mantêm" ao longo do tempo, que não "mudou", que continua existindo.

RUPTURA: Refere-se àquilo que é "diferente" do que existia no passado, coisas que passaram por "mudanças" e grandes "transformações".

Pensemos no exemplo da sala de aula: podemos dizer que a maneira como as salas são organizadas (alunos nas carteiras e professor na frente falando) é uma "permanência" pois isso ocorre há bastante tempo. Por outro lado, podemos dizer que a "liberdade" dos alunos é uma "ruptura" pois é algo mais recente, diferente do que acontecia, por exemplo, há 40 anos atrás.

Entendeu?

Mais um exemplo. Existem produtos que trazem a expressão "Desde" para indicar que é antigo. Um exemplo é o "Leite Moça" "desde 1921". 
Outro exemplo é a marca "Catupiry" que vem com a expressão "Desde 1911" e ainda, em alguns casos, vem escrito "100 anos". 
Ou seja, ao escrever isso está sendo enfatizado que este produto existe há bastante tempo e tem uma "tradição", ele existiu antes e continua existindo. Isso está relacionado ao conceito de PERMANÊNCIA. Ou seja, algo que continuou existindo durante bastante tempo.

Por outro lado, tem produtos em que se enfatiza o NOVO. Ou seja, é melhor que ele seja DIFERENTE dos anteriores. Ao fazer isso, a empresa quer mostrar que houve uma RUPTURA em relação aos produtos anteriores.  Um exemplo disso é o produto "OMO" que constantemente vem com a palavra "NOVO". Ou seja, neste caso valoriza-se o diferente, o que mudou. 


Bom, vimos aqui alguns exemplos simples para tentar compreender o que é PERMANÊNCIA e RUPTURA. Com certeza veremos vários outros exemplos ao longo do ano. Aliás, é fundamental compreender essas duas palavras para compreendermos os PROCESSOS HISTÓRICOS.

Veja que interessante essa animação sobre mudanças tecnológicas:



SUA VEZ!

1. Você consegue pensar em outros exemplos de permanências e rupturas? Compartilhe com a gente nos comentários.
2. Você valoriza mais as permanências ou as rupturas? As coisas que existem há bastante tempo ou as coisas novas?

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Neocolonialismo

NEOCOLONIALISMO

A palavra "neocolonialismo" é composta de três partes: "neo" + "colonia" + "ismo".

NEO = prefixo de indica algo novo (Ex: neoliberalismo, neonazista, etc)
COLÔNIA = refere-se, dentre outras coisas, a espaços ocupados e dominados por pessoas de outras regiões ou países.
ISMO = sufixo (que vai no fim das palavras) que indica um conjunto de ideias, práticas ou doutrina. (Ex: cristianismo, protestantismo, socialismo, capitalismo, etc...)

E aí, entenderam? Ainda não, né?

Vejamos de outra forma. O "neo" aparece nesta palavra para ficar diferente de "colonialismo". Ou seja, existem dois tipos de colonialismo, o antigo e o novo. O antigo é aquele que ocorreu no século XVI quando os europeus chegaram e dominaram a região das Américas. O novo colonialismo é o que estamos estudando. 
A diferença entre esses dois colonialismos (o antigo e o novo) é que ocorreram em ÉPOCAS diferentes. Mas, eles possuem características semelhantes, por isso, o nome parecido.

E o que é o colonialismo?
Simplificando: é quando um país, povo ou pessoas dominam, controlam e ocupam regiões de OUTROS povos, países ou pessoas. 
No passado os europeus ocuparam as terras da América e a dominaram.
O neocolonialismo refere-se à ocupação e dominação que os europeus fizeram em países dos continentes asiático e africano, no século XIX.

Ainda não entendeu? Tudo bem. Traga suas dúvidas para a sala de aula.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

PAÍSES DA EUROPA

Mapa publicado em Platamo Editora
Dica: Estude este mapa para nossa primeira atividade! Além disso, ele será muito útil para o aprendizado da História Contemporânea. Outros mapas virão! Comecemos com este.

CONVIVÊNCIA


É PRECISO APRENDER A CONVIVER COM OS OUTROS. 
NINGUÉM VIVE SOZINHO E NEM CONSEGUIRIA.
Para uma boa convivência são necessárias as REGRAS DE CONVIVÊNCIA.

Imperialismo

Charge de Henri Meyer (1898) publicada no Le Petit Journal

IMPERIALISMO



A palavra "imperialismo" é usada para descrever situações em que um país, povo ou grupo de pessoas DOMINAM, de alguma forma, outro país, povo ou grupos de pessoas.


Eis aqui alguns exemplos de usos da palavra:

"Um país IMPERIALISTA era um país que dominava economicamente o outro"


Imagem publicada em Matéria Incognita


"O IMPERIALISMO CULTURAL é a imposição de valores, hábitos de consumo e influências culturais que se tornam uma espécie de padrão cultural (moda) a ser seguido pelo país dominado"


Charge de Diego Novaes
                             
"IMPERIALISMO é a política de expansão e domínio territorial, cultural e econômico de uma nação sobre outras, ou sobre uma ou várias regiões geográficas"

AGORA É A SUA VEZ!

1. Explique, com suas palavras, o que entendeu da postagem.
2. Você consegue relacionar as imagens ao texto? Escolha uma, ou mais, e faça uma relação.
3. Pense em um exemplo de imperialismo e compartilhe com a gente.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Períodos Históricos

Para facilitar o estudo do passado, os historiadores criaram divisões em épocas, ou períodos. Usamos hoje uma definição chamada de "quatripartite" (pois está dividida em quatro partes). Mas, em diferentes épocas houve diferentes divisões. E, mesmo essa que usamos hoje já é bastante incompleta e precisa ser alterada. (Saiba mais sobre Periodização da História - Wikipédia).

De qualquer maneira, continuaremos estudando a "velha" maneira de separar o estudo da História!

Bom, por que a divisão em períodos facilita o estudo? Porque cada época tem suas características próprias.

Por exemplo, a vida de uma pessoa pode ser dividida em vários períodos: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Tem várias pessoas que acham que deveriam ter mais divisões... mas, para nosso exemplo, vamos ficar com essas quatro. De qualquer maneira, em cada fase citada acima a pessoa se comporta de maneira diferente, tem um corpo diferente, tem problemas diferentes... Assim, para facilitar a vida, existem essas divisões...

Vamos logo ao que interessa: as divisões do passado. O estudo do passado (da sociedade Ocidental, o que não inclui África e Ásia) é dividido em quatro "idades":

  1. IDADE ANTIGA ou ANTIGUIDADE 
  2. IDADE MÉDIA
  3. IDADE MODERNA
  4. IDADE CONTEMPORÂNEA
OBS: Entre o fim da Antiguidade e a Idade Média há um período intermediário chamado "Antiguidade Tardia".
Hum... e a que tempo se referem? Para facilitar, veremos numa linha:

Bom, e quais são as características de cada época? Isso vamos estudar. Na 5ª série estudamos a "Idade Antiga" e na 6ª série vamos estudar a "Idade Média" e a transição para a "Idade Moderna".

AGORA É SUA VEZ!

Comente esta postagem ou responda:

  1. Você acha que podemos comparar as fases do passado com as fases da vida?
  2. A Idade Contemporânea é a época em que vivemos e começou 200 anos atrás... Você acha que precisamos de um novo nome para o NOSSO tempo? Que nome você daria à nossa época?





domingo, 6 de janeiro de 2013

Apresentação - 7ª série

Olá alunos da 7ª série,

Sejam bem vindos!

Este será um ano de TRANSFORMAÇÕES.

Ano passado nós descobrimos, dentre outras coisas, como foi o contato entre os EUROPEUS e os POVOS DA AMÉRICA... Bom, esses europeus vieram para a América e construíram várias sociedades que, posteriormente, deram origem aos países.
Na 7ª série vamos estudar como esse novo povo (descendentes de europeus) lutaram para CORTAR os laços de dominação política que tinham com a Europa. Ou seja, veremos como norte-americanos e americanos do sul, em seus diferentes lugares, brigaram com as suas METRÓPOLES e se transformaram PAÍSES INDEPENDENTES.

Também estudaremos mudanças importantes que ocorreram na Europa com suas REVOLUÇÕES.

Divirtam-se.


quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

relógio de sol

RELÓGIO DE SOL

O relógio de sol é uma forma muito antiga de marcar a passagem do tempo. Ele é feito a partir de uma haste , chamada de gnômon, que, com o movimento do sol, faz sombras e assim vai marcando o horário, como na foto abaixo.

Com o movimento do sol, a sombra vai se movimentando. Mas, como saber as horas? Bom, para marcar a hora, basta colocar na base (chão), os números. Como na imagem abaixo:
Fonte: www.cascavel.unioeste.br
Mas, para fazer um relógio mais "exato" é preciso uma série de cálculos... De qualquer forma, aqui vai algumas dicas:




UM RELÓGIO DE SOL EM NATAL/RN
Fonte: Wikipédia


Guia didático de energia solar

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

futuro

FUTURO

O futuro é o que VIRÁ, o que ainda não foi, o que ainda não aconteceu.
O futuro será construído antes e é construído agora, agora, agora...


O QUE VOCÊ QUER SER QUANDO CRESCER?

CONSTRUIR O FUTURO NO PRESENTE

AÇÃO QUE FAZ DIFERENÇA

Passado, Presente, Futuro


Eu fui. Mas o que fui já me não lembra: 
Mil camadas de pó disfarçam, véus, 
Estes quarenta rostos desiguais. 
Tão marcados de tempo e macaréus. 

Eu sou. Mas o que sou tão pouco é: 
Rã fugida do charco, que saltou, 
E no salto que deu, quanto podia, 
O ar dum outro mundo a rebentou. 

Falta ver, se é que falta, o que serei: 
Um rosto recomposto antes do fim, 
Um canto de batráquio, mesmo rouco, 
Uma vida que corra assim-assim. 

José Saramago, in "Os Poemas Possíveis"
Fonte: O Citador

calendário

CALENDÁRIO

Os calendários são usados para organizar e marcar a passagem do tempo. "O tempo do calendário é totalmente social, mas submetidos aos ritmos do universo" (LE GOFF: p.485). Ou seja, eles são baseados nos movimentos dos astros, nos movimentos do sol e da lua. E, ao mesmo tempo, em diferentes culturas há diferentes calendários.

Vejamos alguns princípios básicos:

DIA: o tempo que a Terra leva para dar uma volta em si mesma.

MÊS: aproximadamente o tempo que a Lua gasta para dar uma volta na Terra.

ANO: aproximadamente o tempo que a Terra demora para dar a volta em torno do sol.





ESPAÇONAVE TERRA - OBSERVANDO O MOVIMENTO DO CÉU

Apesar dos calendários serem feitos a partir do movimento dos astros, há diferentes tipos de calendários. Veremos isso depois!



domingo, 30 de dezembro de 2012

tempo

TEMPO

O tempo é invisível. 
Mas, nós podemos observar a sua existência a partir de tudo do que está em nossa volta. 
Além disso, também podemos medir a sua "passagem" através de um RELÓGIO. 
Podemos observar que o tempo passa através do crescimento das plantas...

Fonte: http://www.escolovar.org
... através das pessoas, através do sol que caminha pelo céu ao longo do dia.

Fonte: http://aprendemaiscfq.blogspot.com.br


Vídeo sobre o tempo: Além dos Cosmos

presente

PRESENTE

Presente é o tempo em que vivemos. O presente pode ser o AGORA mas também pode ser uma época. Ou seja, o presente pode ser mais longo do que o momento em que estamos agora. Chamamos esse tempo de TEMPO PRESENTE.


passado

PASSADO

O passado é uma palavra que é usada para se referir a um tempo que já foi vivido e que "passou". O passado pode ser recente, como ontem, ou, pode ser mais antigo, como dez anos atrás, 20 anos, 100 anos, 500 anos, 1000 anos, etc...




clepsidra

É um tipo de relógio feito com água. A clepsidra pode ter diferentes formatos e marca a passagem do tempo a partir da passagem da água. O princípio é semelhante ao da ampulheta, mas, ao invés de areia, é usada a água.

Figura 1 - Relógio de água persa - Fonte: Wikipédia
O uso dessa invenção foi identificada em diferentes povos. 
De acordo com um historiador grego, os persas usavam um tipo de relógio de água chamado de khaneh fenjaan. Nesse relógio, como podemos ver na figura 1, a passagem do tempo é contada a partir do tempo de afundamento do recipiente menor. Ou seja, com a passagem da água do maior para o menor a partir do furo no fundo.
Joseph Needham acredita que o relógio de água chegou até a China a partir da Mesopotâmia.


Figura 2 - Fragmento de clepsidra egípcia
Fonte:http://www.relogioserelogios.com.br/Info/History
Mas, a evidência mais antiga de um relógio de água egípcio foi encontrado em Karnak (veja figura 2), e pertencia ao período de Amenhotep III. Depois, os egípcios passaram a usar o relógio de sol. 
Figura 3 - Fonte: Wikipédia
Na Grécia se usavam as clepsidras para controlar o tempo dos discursos. Veja figura 3



Figura 4 - Fonte: medidoresdetempoaqui.blogspot.com.br



Podemos ver algumas experiências de alunos para criar relógios de água. Veja na figura 4. 

Para saber mais:
História dos equipamentos que marcam o tempo
Relógios de água

ampulheta

Fonte:Wikipédia
AMPULHETA


É um objeto bastante antigo usado para medir a passagem do tempo. É um tipo de RELÓGIO. Ela marca o tempo a partir da passagem da areia de um lado para outro. O inventor foi supostamente um monge de Chartes chamado Luitprand (século VIII). Mas, existem referências às ampulhetas apenas no século XIV. As ampulhetas de meia hora eram muito usadas em embarcações e os marinheiros tocavam sinos toda vez que a areia terminava de passar para o outro lado.


Mais sobre ampulheta: clique aqui

Veja aqui como fazer uma ampulheta com material reciclável.

solstício


SOLSTÍCIO E EQUINÓCIO

SOLSTÍCIO: É uma palavra que se refere ao momento em que a Terra atinge determinada posição em relação ao Sol. Isso acontece duas vezes ao ano e é o momento da mudança de estação (verão e inverno). As outras duas estações (outono e primavera) mudam no "equinócio". Veja o esquema abaixo.



Para compreender melhor as diferenças das ESTAÇÕES DO ANO veja o vídeo abaixo.


domingo, 16 de dezembro de 2012

A ESCRITA

A ESCRITA



Você sabe de onde vem as letras? 
Quem as criou? 
As letras são iguais em todos os lugares do mundo?


Nascimento da Escrita 



As antigas formas de escrever