NEOCOLONIALISMO
A palavra "neocolonialismo" é composta de três partes: "neo" + "colonia" + "ismo".
NEO = prefixo de indica algo novo (Ex: neoliberalismo, neonazista, etc)
COLÔNIA = refere-se, dentre outras coisas, a espaços ocupados e dominados por pessoas de outras regiões ou países.
ISMO = sufixo (que vai no fim das palavras) que indica um conjunto de ideias, práticas ou doutrina. (Ex: cristianismo, protestantismo, socialismo, capitalismo, etc...)
E aí, entenderam? Ainda não, né?
Vejamos de outra forma. O "neo" aparece nesta palavra para ficar diferente de "colonialismo". Ou seja, existem dois tipos de colonialismo, o antigo e o novo. O antigo é aquele que ocorreu no século XVI quando os europeus chegaram e dominaram a região das Américas. O novo colonialismo é o que estamos estudando.
A diferença entre esses dois colonialismos (o antigo e o novo) é que ocorreram em ÉPOCAS diferentes. Mas, eles possuem características semelhantes, por isso, o nome parecido.
E o que é o colonialismo?
Simplificando: é quando um país, povo ou pessoas dominam, controlam e ocupam regiões de OUTROS povos, países ou pessoas.
No passado os europeus ocuparam as terras da América e a dominaram.
O neocolonialismo refere-se à ocupação e dominação que os europeus fizeram em países dos continentes asiático e africano, no século XIX.
Ainda não entendeu? Tudo bem. Traga suas dúvidas para a sala de aula.
O significado de Imperialismo e Neocolonialismo é muito parecido.. Mas então, qual a diferença?
ResponderExcluirA diferença entre esses dois colonialismos (o antigo e o novo) é que ocorreram em ÉPOCAS diferentes. Mas, eles possuem características semelhantes, por isso, o nome parecido.
Excluir