domingo, 30 de agosto de 2015

Habilidades a serem desenvolvidas - Abolicionismo

  • Relacionar os conflitos rurais no Brasil Contemporâneo à estrutura fundiária brasileira
  • Identificar as formas de resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com ênfase para os quilombos.

Habilidades a serem desenvolvidas - Economia Cafeeira

  • Relacionar os conflitos rurais no Brasil Contemporâneo à estrutura fundiária brasileira

Habilidades a serem desenvolvidas - II Reinado

  • Estabelecer relações entre a crise do sistema escravista e as transformações no sistema de Estado brasileiro.
  • Estabelecer relações entre os processos de industrialização e urbanização ocorridos no Brasil e o movimento de imigração europeia.

Habilidades a serem desenvolvidas - Movimentos Sociais

  • Reconhecer a importância dos movimentos sociais pela melhoria das condições de vida e trabalho ao longo da história
  • Identificar referenciais que possam contribuir para erradicar formas de exclusão social

Habilidades a serem desenvolvidas - Período Regencial

  • Identificar as principais revoltas e rebeliões do Período Regencial, suas características, seus objetivos e seus resultados

Habilidades a serem desenvolvidas - I Reinado

  • Estabelecer relações passado-presente no estudo das permanências e rupturas que caracterizam a dinâmica do processo histórico
  • Reconhecer a importância do voto para o exercício da cidadania plena.

Habilidades a serem desenvolvidas - Independência do Brasil

  • Identificar as principais características dos regimes políticos denominados Monarquia e República

Habilidades a serem desenvolvidas - Transferência da Corte

  • Explicar as principais causas e efeitos dos diferentes modelos de emancipação colonial frente às metrópoles europeias
  • Identificar a fonte histórica como uma representação do passado, caracterizada por valores e interesses de se autor e da época em que foi produzida
  • Estabelecer relações entre as principais decorrências da transferência da Corte portuguesa para o Brasil (abertura dos portos brasileiros às nações amigas, Tratado de Comércio e Navegação; Tratado de Paz, Aliança e Amizade; Reino Unido a Portugal, Brasil e Algarves) e o processo de independência política do Brasil.

Habilidades a serem desenvolvidas - Revolução Francesa

  • Identificar os principais fatores que levaram à crise do Antigo Regime e À deflagração das revoluções burguesas
  • Identificar os principais conceitos e influencias do ideário dos movimentos revolucionários europeus dos séculos XVII e XVIII para a identificação das posições politico-partidárias da atualidade
  • Identificar os principais conceitos e conteúdos relacionados ao processo de constituição do Estado e das demais instituições politico-sociais ao longo da história
  • Analisar os processos de formação e transformação das instituições político-sociais como resultado de lutas coletivas

Habilidades - Revolução Industrial

  • Estabelecer relaçoes entre o uso de máquinas e o controle do tempo do trabalhador industrial;
  • Reconhecer a importância da divisão do trabalho para o processo de Revolução Industrial;
  • Identificar o significado e as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador industrial;
  • Identificar as principais causas do trabalho do menos na sociedade brasileira;
  • Reconhecer o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, a partir da Revolução Industrial do século XVIII;

Habilidades - Colonização espanhola

  • Identificar as principais formas de trabalho introduzidas na América pelos europeus
  • Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças
  • Reconhecer a importância de analisar textos de época para melhor compreensão de temas e conteúdos históricos
  • Reconhecer as principais características dos processos de independência das colônicas europeias na América
  • Identificar a diversidade dos modelos de colonização europeia nos vários contextos regionais americanos.
  • Explicar as principais causas e efeitos dos diferentes modelos de emancipação colonial frente às metrópoles europeias.

Habilidades a serem desenvolvidas - Independência dos EUA

  • Identificar os principais fatores que levaram à crise do sistema colonial na América

Habilidades a serem desenvolvidas - Iluminismo

  • Identificar as atribuições dos três poderes que formam o Estado brasileiro e que os exerce;
  •  Reconhecer a importância da participação política e do voto para o exercício da cidadania;
  • Estabelecer relações entre o pensamento Iluminista e o longo processo de construção da atual concepção de cidadania;

Habilidades a serem desenvolvidas - iluminismo

  • Identificar as atribuições dos três poderes que formam o Estado brasileiro e que os exerce;
  •  Reconhecer a importância da participação política e do voto para o exercício da cidadania;
  • Estabelecer relações entre o pensamento Iluminista e o longo processo de construção da atual concepção de cidadania;

Habilidades a serem desnvolvidas - Império Bizantino

    • Reconhecer a importância das manifestações artísticas e literárias para o conhecimento histórico

Habilidades a serem desenvolvidas - Islã

    • Reconhecer a importância de combater as práticas de racismo e preconceito existentes na sociedade
    • Reconhecer a importância do patrimônio etnico-cultural para a preservação da memória e da identidade dos variados grupos sociais

Habilidades a serem desenvolvidas - Fim do Império Romano

  • Identificar, a partir de mapas, os principais processos de migração responsáveis pela formação da sociedade européia – migrações germânicas e expansão islâmica

Habilidades a serem trabalhadas - Roma Antiga 2


  • Reconhecer, a partir de diferentes objetos, a importância da cultura material como fonte histórica 
  • Reconhecer a importância do patrimônio etnico-cultural para a preservação da memória e da identidade dos variados grupos sociais 

Habilidades a serem trabalhadas - Roma Antiga


  • Relacionar o patrimônio arquitetônico da cidade a diferentes épocas históricas 
  • Identificar os principais traços da organização política da sociedade, reconhecendo o papel das leis em sua estruturação e organização. 

sábado, 29 de agosto de 2015