- Relacionar os conflitos rurais no Brasil Contemporâneo à estrutura fundiária brasileira
- Identificar as formas de resistência dos africanos e afrodescendentes visando à extinção do trabalho escravo, com ênfase para os quilombos.
domingo, 30 de agosto de 2015
Habilidades a serem desenvolvidas - Abolicionismo
Habilidades a serem desenvolvidas - Economia Cafeeira
- Relacionar os conflitos rurais no Brasil Contemporâneo à estrutura fundiária brasileira
Habilidades a serem desenvolvidas - II Reinado
- Estabelecer relações entre a crise do sistema escravista e as transformações no sistema de Estado brasileiro.
- Estabelecer relações entre os processos de industrialização e urbanização ocorridos no Brasil e o movimento de imigração europeia.
Habilidades a serem desenvolvidas - Movimentos Sociais
- Reconhecer a importância dos movimentos sociais pela melhoria das condições de vida e trabalho ao longo da história
- Identificar referenciais que possam contribuir para erradicar formas de exclusão social
Habilidades a serem desenvolvidas - Período Regencial
- Identificar as principais revoltas e rebeliões do Período Regencial, suas características, seus objetivos e seus resultados
Habilidades a serem desenvolvidas - I Reinado
- Estabelecer relações passado-presente no estudo das permanências e rupturas que caracterizam a dinâmica do processo histórico
- Reconhecer a importância do voto para o exercício da cidadania plena.
Habilidades a serem desenvolvidas - Independência do Brasil
- Identificar as principais características dos regimes políticos denominados Monarquia e República
Habilidades a serem desenvolvidas - Transferência da Corte
- Explicar as principais causas e efeitos dos diferentes modelos de emancipação colonial frente às metrópoles europeias
- Identificar a fonte histórica como uma representação do passado, caracterizada por valores e interesses de se autor e da época em que foi produzida
- Estabelecer relações entre as principais decorrências da transferência da Corte portuguesa para o Brasil (abertura dos portos brasileiros às nações amigas, Tratado de Comércio e Navegação; Tratado de Paz, Aliança e Amizade; Reino Unido a Portugal, Brasil e Algarves) e o processo de independência política do Brasil.
Habilidades a serem desenvolvidas - Revolução Francesa
- Identificar os principais fatores que levaram à crise do Antigo Regime e À deflagração das revoluções burguesas
- Identificar os principais conceitos e influencias do ideário dos movimentos revolucionários europeus dos séculos XVII e XVIII para a identificação das posições politico-partidárias da atualidade
- Identificar os principais conceitos e conteúdos relacionados ao processo de constituição do Estado e das demais instituições politico-sociais ao longo da história
- Analisar os processos de formação e transformação das instituições político-sociais como resultado de lutas coletivas
Habilidades - Revolução Industrial
- Estabelecer relaçoes entre o uso de máquinas e o controle do tempo do trabalhador industrial;
- Reconhecer a importância da divisão do trabalho para o processo de Revolução Industrial;
- Identificar o significado e as consequências da divisão do trabalho para o trabalhador industrial;
- Identificar as principais causas do trabalho do menos na sociedade brasileira;
- Reconhecer o aumento da participação da mulher no mercado de trabalho, a partir da Revolução Industrial do século XVIII;
Habilidades - Colonização espanhola
- Identificar as principais formas de trabalho introduzidas na América pelos europeus
- Estabelecer relações entre as formas de colonização portuguesa, espanhola e inglesa, identificando suas semelhanças e diferenças
- Reconhecer a importância de analisar textos de época para melhor compreensão de temas e conteúdos históricos
- Reconhecer as principais características dos processos de independência das colônicas europeias na América
- Identificar a diversidade dos modelos de colonização europeia nos vários contextos regionais americanos.
- Explicar as principais causas e efeitos dos diferentes modelos de emancipação colonial frente às metrópoles europeias.
Habilidades a serem desenvolvidas - Independência dos EUA
- Identificar os principais fatores que levaram à crise do sistema colonial na América
Habilidades a serem desenvolvidas - Iluminismo
- Identificar as atribuições dos três poderes que formam o Estado brasileiro e que os exerce;
- Reconhecer a importância da participação política e do voto para o exercício da cidadania;
- Estabelecer relações entre o pensamento Iluminista e o longo processo de construção da atual concepção de cidadania;
Habilidades a serem desenvolvidas - iluminismo
- Identificar as atribuições dos três poderes que formam o Estado brasileiro e que os exerce;
- Reconhecer a importância da participação política e do voto para o exercício da cidadania;
- Estabelecer relações entre o pensamento Iluminista e o longo processo de construção da atual concepção de cidadania;
Habilidades a serem desnvolvidas - Império Bizantino
- Reconhecer a importância das manifestações artísticas e literárias para o conhecimento histórico
Habilidades a serem desenvolvidas - Islã
- Reconhecer a importância de combater as práticas de racismo e preconceito existentes na sociedade
- Reconhecer a importância do patrimônio etnico-cultural para a preservação da memória e da identidade dos variados grupos sociais
Habilidades a serem desenvolvidas - Fim do Império Romano
- Identificar, a partir de mapas, os principais processos de migração responsáveis pela formação da sociedade européia – migrações germânicas e expansão islâmica
Habilidades a serem trabalhadas - Roma Antiga 2
- Reconhecer, a partir de diferentes objetos, a importância da cultura material como fonte histórica
- Reconhecer a importância do patrimônio etnico-cultural para a preservação da memória e da identidade dos variados grupos sociais
Habilidades a serem trabalhadas - Roma Antiga
- Relacionar o patrimônio arquitetônico da cidade a diferentes épocas históricas
- Identificar os principais traços da organização política da sociedade, reconhecendo o papel das leis em sua estruturação e organização.
sábado, 29 de agosto de 2015
Habilidades a serem desenvolvidas - Grécia
- Estabelecer relações entre as manifestações culturais do presente e as raízes históricas de sua constituição
Assinar:
Postagens (Atom)