quarta-feira, 17 de julho de 2013

Revolução de 1930: desenrolar dos acontecimentos

REVOLUÇÃO DE 1930: DESENROLAR DOS ACONTECIMENTOS

A eleição presidencial de 1930 gerou o pretexto necessário que levou ao movimento conhecido como "Revolução de 1930" na qual uniram-se os descontentes com a política brasileira. 

Inicialmente, o presidente paulista Washington Luís indicava interesse que seu sucessor fosse um outro "paulista", Júlio Prestes. Isso gerou controvérsias entre os "mineiros" que estavam sendo excluídos do velho jogo do "café com leite".

Getúlio Vargas, ex-ministro do presidente, foi o escolhido para opor-se ao candidato do governo. Formou-se um grupo de oposição chamado Aliança Liberal que contava com o apoio de vários outros estados. O paraibano João Pessoa foi o candidato a vice-presidente.

A Aliança Liberal fez campanhas por todo o país contando com grandes manifestações populares. As eleições foram realizadas em 1º de março de 1930. No entanto, Getúlio Vargas, candidato da Aliança Liberal, foi derrotado nas urnas e, com isso, reacenderam-se as vontades revolucionárias (tenentismo). O pretexto veio com o assassinato de João Pessoa (por João Dantas em 26 de julho de 1930, no Recife).

Durante os meses de agosto e setembro a revolução foi preparada em diversos estados. E eclodiu no Rio Grande do Sul e Minas Gerais em 3 de outubro. Rapidamente o movimento se espalhou e avançou para Santa Catarina e Paraná em poucos dias. Em Minas Gerais, o movimento também foi grande. Eles mobilizaram o estado e avançaram para o Espírito Santo. No Nordeste houve um pequeno atraso no início, mas, na madrugada de 4 de outubro iniciou-se o movimento revolucionário que, logo conseguiu espalhar-se pelos estados de Pernambuco e Paraíba. Depois de algumas semanas faltava apenas os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Pará a serem dominados pelos revoltosos. 

No entanto, em 24 de outubro, o presidente Washington Luís foi deposto e o cargo foi ocupado por uma junta composta de militares. No dia 28, alguns líderes chegaram ao Rio de Janeiro para debater sobre o novo governo. O chefe supremo da revolução, Getúlio Vargas, chegou ao Rio de Janeiro no dia 31 e foi bastante homenageado. Ele assumiu o governo como chefe do Governo Provisório da República em 3 de novembro de 1930.

Nenhum comentário:

Postar um comentário