Ruínas do Palácio de Cnossos Ilha de Creta |
O nome Grécia tem origem no termo latim graeci (palavra usada pelos romanos para chamar os "helenos"). Os chamados gregos eram originados dos povos indo-europeus que ocuparam a região por volta de 1950 a. C.
Em 1900 o arqueólogo inglês Arthur Evans encontrou na ilha de Creta ruínas do Palácio de Cnossos. A partir de estudos, identificaram que entre 2000 a.C e 1400 a.C. existiu na ilha uma civilização que foi chamada de minoica e que influenciou a cultura grega.
A História da Grécia Antiga pode ser dividida em períodos:
Porta do Leão - cidade de Micenas (Andreas Trepte) Micenas. |
- Período Micênico (2000 a.C. ~ 1200 a.C.)
- Período no qual os primeiros povos indo-europeus se fixaram na região. Eram conhecidos como micênicos (jônios, dorios, aqueus).
- Período Homério (1200 a.C. ~ 800 a.C.)
- O principal documento para estudar o período são as obras, atribuídas a Homero, chamadas Ilíada (onde narrou a guerra de Tróia) e Odisséia (onde narrou a volta de Ulisses para casa depois da Guerra de Tróia). Essa guerra passou a ser considerada verdadeira depois do arqueólogo alemão Heinrich Schiliemann ter encontrado, por volta de 1870, as ruínas da cidade de Tróia que teria sido queimada por volta de 1200 a.C. Há ainda diversas controvérsias em relação à cidade e ao poema.
- Nesse período, a sociedade estaria organizada em genos, são "famílias", ou grupos de pessoas, governadas por um patriarca.
- Período Arcaico (800 a.C. ~ 500 a.C.)
- Nesse período houve o desenvolvimento das cidades-estados. A economia era baseada na agricultura e pecuária. Os grupos humanos eram chamados pelos gregos de polis (ou seja, uma cidade-Estado). Por volta do século VIII a.C. começou um processo de migração para novas áreas em função do crescimento populacional. Posteriormente essa migração passou a ser controlada pela cidade e as novas áreas fundadas eram suas colônias.
- Período Clássico (500 a.C. ~ 338 a.C.)
- Período no qual as cidades de Atenas e Esparta predominavam sobre as outras e disputavam pelo controle da região. As duas cidades caracterizavam-se por:
- Atenas: A cidade de Atenas tem uma história "à parte", ao longo do tempo seu tipo de governo foi mudando. Até o século VIII a.C. era governada por um rei, depois passou a ser governada por uma elite de "bem nascidos" (eupátridas) e, por volta de 500 a.C., um tipo de governo chamado de democracia. Veremos isso em outra postagem.
- Esparta: Cidade grega conhecida pela sua cultura voltada para a guerra.
- Para lutar contra a expansão dos persas, (guerras médicas), as cidades gregas se uniram sob liderança de Atenas e Esparta. No entanto, Atenas foi crescendo em poder e, terminada a guerra, passou a dominar. Isso levou à revolta de Esparta e uma guerra entre eles (Guerra do Peloponeso).
- Período Helenístico (338 a.C. ~ 145 a.C)
- Período no qual a Grécia foi invadida e dominada pelos macedônicos.
valeu
ResponderExcluir