quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O poder da manifestação popular

O PODER DA MANIFESTAÇÃO POPULAR

Estudamos que o Governo está dividido em Três Poderes (Poder Legislativo, Poder Judiciário e Poder Executivo). Mas, acima desses poderes está o PODER DO VOTO. Ou seja, o poder dado a todos os cidadãos para escolherem os seus representantes no governo.

Consulte o jornal: 21/11/2011 - O Liberal
Além do voto, a população também pode usar outros mecanismos para fazer valer sua opinião. E, uma das formas é a PASSEATA, quando um grupo de pessoas sai às ruas e expressa suas opiniões ou anseios, exigindo alguma mudança. 

Estudamos um caso que ocorreu no ano de 2011, em Americana (SP), quando um grupo de pessoas resolveu manifestar-se contra o aumento salarial dos vereadores em 60%.

Na imagem ao lado vemos a primeira página do jornal O Liberal de 27/11/2011 na qual é noticiada a manifestação popular "Povo vai às ruas contra reajuste de vereadores".
29/11/2011


Poucos dias depois a manifestação gerou um efeito que pode ser observado na capa do jornal de 29/11/2011: "Vereadores voltam atrás e novo projeto zera o índice de aumento".


E, finalmente, no dia 02/12-2011, o jornal trouxe a notícia esperada "Com Câmara lotada, índice zero é aprovado", anunciando que aqueles 60% de aumento não será realidade e o índice de aumento cai para 0%.

A partir da análise dessas notícias foi possível perceber o poder da mobilização popular para gerar mudanças e transformações.


AGORA É SUA VEZ

1. Vimos, pelas reportagens, que o aumento de 60% que os vereadores de Americana/SP queriam dar a si mesmos não foi aceito pela população que reagiu fazendo uma passeata. Com isso, os vereadores mudaram de ideia e não aumentaram o próprio salário. Por que você acha que eles mudaram de ideia?

2. Você participaria de uma passeata? Que tipo de coisa você reivindicaria?



sábado, 9 de fevereiro de 2013

DURAÇÃO: curta, média e longa

Quando falamos em TEMPO no estudo do passado, podemos pensar em três tipos de tempos:
  • CURTA DURAÇÃO
  • MÉDIA DURAÇÃO 
  • LONGA DURAÇÃO
Bom, e o que são esses tempos?
Primeiro, vou dar um exemplo disso em relação a filmes: existem filmes chamados de "curta metragem" (de curta duração) que são pequenos filmes que duram até 20 minutos. Existem filmes chamados de "média metragem" (média duração) que tem um tempo de 20 a 70 minutos. E, existem os filmes "longa metragem" (longa duração), que duram mais que uma hora e 10 minutos.

E a duração?
Bom, curta duração refere-se àqueles eventos e processos que duram pouco tempo, que acontecem de maneira rápida. 
Média duração são aqueles eventos que duram um tempo intermediário, não são nem muito rápidos e nem muito demorados. 
E, longa duração refere-se àqueles eventos que demoram muito tempo para terminar, ou, ocorrem em um tempo muito longo.

Pensemos num exemplo: um ano é de curta, média ou longa duração? Isso depende! Em relação a um dia ele é de longa duração, mas, se compararmos com um século, ele é de curta duração. Entendeu?

Vejamos outro exemplo: Um móvel antigo, geralmente dura bastante tempo enquanto os móveis mais "novos", em geral, estragam mais rápidos. Não é assim? Ou seja, um pode ser comparado ao tempo de "longa duração" e o outro a um tempo de "curta duração".

http://www.historytoday.com
Um famoso historiador chamado Fernand Braudel, que estudou e escreveu sobre o "Mar Mediterrâneo" criou a expressão "longa duração" para descrever o tempo daqueles fenômenos históricos que levam muito, muito tempo para ocorrer. Se por um lado vivemos numa época em que o tempo parece correr muito rápido, existem ainda aquelas coisas de demoram muito para mudar, ou mudam muito lentamente. A cultura de um povo muda muito devagar, as paisagens também demoram muito para mudar. Enfim, é possível pensar em diversos aspectos da vida do ser humano que tem uma transformação muito lenta.


AGORA É SUA VEZ:

1. Você entendeu a postagem?
2. Cite exemplos que possam ser considerados de "curta duração", "média duração" ou "longa duração"

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Dica: Mapa da Europa para colorir

DICA: MAPA DA EUROPA PARA ESTUDAR E COLORIR!

Dica para estudar a localização dos países europeus: imprimir e colorir o mapa acima! 
Bom trabalho!

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Permanências e rupturas

As palavras "permanência" e "ruptura" são duas palavras importantes para o estudo do passado. 

PERMANÊNCIA:  Refere-se àquilo que "se mantêm" ao longo do tempo, que não "mudou", que continua existindo.

RUPTURA: Refere-se àquilo que é "diferente" do que existia no passado, coisas que passaram por "mudanças" e grandes "transformações".

Pensemos no exemplo da sala de aula: podemos dizer que a maneira como as salas são organizadas (alunos nas carteiras e professor na frente falando) é uma "permanência" pois isso ocorre há bastante tempo. Por outro lado, podemos dizer que a "liberdade" dos alunos é uma "ruptura" pois é algo mais recente, diferente do que acontecia, por exemplo, há 40 anos atrás.

Entendeu?

Mais um exemplo. Existem produtos que trazem a expressão "Desde" para indicar que é antigo. Um exemplo é o "Leite Moça" "desde 1921". 
Outro exemplo é a marca "Catupiry" que vem com a expressão "Desde 1911" e ainda, em alguns casos, vem escrito "100 anos". 
Ou seja, ao escrever isso está sendo enfatizado que este produto existe há bastante tempo e tem uma "tradição", ele existiu antes e continua existindo. Isso está relacionado ao conceito de PERMANÊNCIA. Ou seja, algo que continuou existindo durante bastante tempo.

Por outro lado, tem produtos em que se enfatiza o NOVO. Ou seja, é melhor que ele seja DIFERENTE dos anteriores. Ao fazer isso, a empresa quer mostrar que houve uma RUPTURA em relação aos produtos anteriores.  Um exemplo disso é o produto "OMO" que constantemente vem com a palavra "NOVO". Ou seja, neste caso valoriza-se o diferente, o que mudou. 


Bom, vimos aqui alguns exemplos simples para tentar compreender o que é PERMANÊNCIA e RUPTURA. Com certeza veremos vários outros exemplos ao longo do ano. Aliás, é fundamental compreender essas duas palavras para compreendermos os PROCESSOS HISTÓRICOS.

Veja que interessante essa animação sobre mudanças tecnológicas:



SUA VEZ!

1. Você consegue pensar em outros exemplos de permanências e rupturas? Compartilhe com a gente nos comentários.
2. Você valoriza mais as permanências ou as rupturas? As coisas que existem há bastante tempo ou as coisas novas?

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Neocolonialismo

NEOCOLONIALISMO

A palavra "neocolonialismo" é composta de três partes: "neo" + "colonia" + "ismo".

NEO = prefixo de indica algo novo (Ex: neoliberalismo, neonazista, etc)
COLÔNIA = refere-se, dentre outras coisas, a espaços ocupados e dominados por pessoas de outras regiões ou países.
ISMO = sufixo (que vai no fim das palavras) que indica um conjunto de ideias, práticas ou doutrina. (Ex: cristianismo, protestantismo, socialismo, capitalismo, etc...)

E aí, entenderam? Ainda não, né?

Vejamos de outra forma. O "neo" aparece nesta palavra para ficar diferente de "colonialismo". Ou seja, existem dois tipos de colonialismo, o antigo e o novo. O antigo é aquele que ocorreu no século XVI quando os europeus chegaram e dominaram a região das Américas. O novo colonialismo é o que estamos estudando. 
A diferença entre esses dois colonialismos (o antigo e o novo) é que ocorreram em ÉPOCAS diferentes. Mas, eles possuem características semelhantes, por isso, o nome parecido.

E o que é o colonialismo?
Simplificando: é quando um país, povo ou pessoas dominam, controlam e ocupam regiões de OUTROS povos, países ou pessoas. 
No passado os europeus ocuparam as terras da América e a dominaram.
O neocolonialismo refere-se à ocupação e dominação que os europeus fizeram em países dos continentes asiático e africano, no século XIX.

Ainda não entendeu? Tudo bem. Traga suas dúvidas para a sala de aula.