sexta-feira, 1 de março de 2013

Conferência de Berlim

CONFERÊNCIA DE BERLIM

Entre 1884 e 1885, na cidade alemã Berlim, reuniram-se líderes de países europeus interessados em discutir e distribuir pedaços do continente africano. Esse evento, que durou alguns meses, ficou conhecido como Conferência de Berlim. (Veja aqui a Ata Geral da Conferência de Berlim) Essa conferência foi uma tentativa de resolver as reivindicações dos países europeus pela  Partilha da África.
Conferencia de Berlim, 1884
citada em Wikimedia Commons
Mapa francês da África (1898)
Citado em Wikimedia Common
Essa grande reunião influenciou o destino de milhares e milhares de pessoas que viviam no continente africano. Os povos que ali viviam passaram a ter seus territórios definidos por estrangeiros. Na lateral direita é representada essa reunião numa charge de 1884. 

Acima vemos um mapa francês no qual o território africano aparece dividido e repartido entre os países europeus.



SUA VEZ

Abaixo vemos dois mapas da África. O primeiro mostra os diferentes países africanos. Essa divisão foi consequência da presença dos povos estrangeiros, como vimos acima. O segundo mapa representa os territórios ocupados pelos diferentes povos que vivem na África. 
Observe os mapas e responda.
1. Qual é a diferença entre os dois mapas?
2. Em vários países africanos convivem diferentes povos. Você acha que isso pode gerar problemas sociais? Explique.
3. Você acha que deveria haver outra divisão política da África? Por quê?

Mapa produzido por Redefor - Unicamp



2 comentários:

  1. 1-O primeiro mapa mostra os diferentes países africanos e que a divisão foi feita pelos estrangeiros,pelos interesses.o segundo mapa representa os territórios ocupados por diferentes pessoas que vivem nela.
    2-Sim,pois pode alterar os costumes,culturas e etc da África.
    3-Não,pois não acho correto ficar ''invadindo'' dividindo outro país só por interesse no caso o interesse dos europeus era porque a região da África era rica em diamante e ouro.

    ResponderExcluir
  2. 1-as difrenças sao que as fronteiras étnicas tem mais divisao na africa do que na divisão politica.
    2-sim,porem podera afetar algumas coisas nos diferentes povos africanos,pois a disputa étnica e politica continuaria para ver quem ficaria com a parte do território mais rica e como a monique ja citou acima iria alterar seus costumes.
    3-Nao pois os espaço é deles ninguem gostaria que chegassem invadindo seu espaço ou nesse caso o seu território.

    ResponderExcluir