O "voto aberto" está em oposição ao "voto secreto", ou seja, no primeiro caso ele pode ser visto pelas outras pessoas enquanto no segundo caso ninguém pode ver em quem o eleitor votou. O "voto aberto" não garante o sigilo ao eleitor ficando este sujeito ao controle de outras pessoas. Já o "voto secreto", adotado atualmente, é uma conquista pois garante a liberdade do eleitor de votar em quem de fato quiser sem a justificativa de ser "controlado" por alguém.
A Constituição de 1891 definia o voto como "aberto".
Atualmente há um debate sobre a questão do "voto aberto" dos parlamentares para que a população possa acompanhar mais de perto em quem/que os deputados e senadores estão votando.
Agora é sua vez:
2. E o voto dos parlamentares, você acha que ele deve ser aberto ou secreto? Justifique.
1) Acho que os votos devem ser de certa forma fechado, pois assim pode ocorrer menos "boca de urna" e votos comprados pelos candidatos.
ResponderExcluir2)Concordo também que o voto dos parlamentares deve ser fechado,pois o voto deles vai da consciência de cada um como também de um simples cidadão.
1)Bom eu acho que o voto deve ser secreto, pois desta forma pode-se evitar a compra de voto, além da "boca de urna".
ResponderExcluirAlém disso podem ocorrer violência, pois uma pessoa não votou na outra.
2) Bom acredito também que o votos dos parlamentares deveria ser fechado, pois o voto é uma decisão vai de cada um, por exemplo, se você sabe que aquela pessoa não será um bom governante, por que então você vai votar nela.