Embarque no cais de Belém da Família Real em 29/11/1807.
Henry L'Évêque (1768-1845). Cf. Wikipédia
|
Autor não identificado. Embarque da Família Real Portuguesa. Cf. Wikipédia |
A escolha das palavras para descrever o passado é fundamental pois revela um ponto de vista. As palavras "fuga", "vinda" ou "transferência" para referir-se à viagem feita pela Família Real portuguesa em direção ao Brasil em 1807/1808 revelam concepções diferentes dos significados do evento. Com certeza é muito diferente dizer que "fugiram" ou que fizeram "uma viagem". E, neste assunto, o evento relatado causa muitas polêmicas. Como um exercício, podemos comparar as duas imagens ao lado que representam o embarque da Família Real. Qual é a impressão criada pela primeira imagem e a impressão criada pela segunda?
O fato foi uma viagem que trazia a sede do governo português para o Brasil. Há vários materiais, vídeos, histórias em quadrinhos que relatam o fato. No entanto, também nos interessa saber os motivos do fato, e, principalmente, as consequências da presença da Família Real e a Coroa portuguesa na sua grande colônia, Brasil.
Vídeos:
- 1808 - A Família Real no Brasil
- Vídeo narrado e comentado por Laurentino Gomes com imagens atuais de Portugal e Brasil, no qual descreve as condições da viagem, as causas e as consequências para o Brasil.
- A Fuga dos Reis - Globo News
- História em Quadrinhos: D. João Carioca
- Desenho animado baseado em D. João Carioca:
Além desses materiais voltados para o público jovem, há ainda filmes a partir dos quais pode-se desenvolver o estudo do assunto:
- Carlota Joaquina, a princesa do Brazil (1995)
- Independência ou morte! (1972)
Nenhum comentário:
Postar um comentário