terça-feira, 4 de novembro de 2014

Imperialismo e as habilidades

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ESTUDO DO IMPERIALISMO

O Currículo do Estado de São Paulo sugere uma série de habilidades a serem trabalhadas no desenvolvimento do tema "Imperialismo". 
  • "Reconhecer a importância do Imperialismo como componente essencial do processo de construção das desigualdades socioeconômicas entre o conjunto das potências capitalistas e o mundo dos países pobres". 
    • Compreendo a importância de trabalhar com o imperialismo como CONCEITO e prática de dominação ocorrida ao longo dos séculos XIX e XX.
  • "Analisar as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta"
    • As justificativas ideológicas da dominação imperialista estão relacionadas aos discursos racistas que possibilitaram as ideias de que os "homens brancos" são superiores e responsáveis por levar a "civilização" aos povos "inferiores". 
  • "Estabelecer relações entre a expansão imperialista durante o século XIX e a necessidade de novos mercados consumidores para as potências industrializadas comercializarem sua produção industrial". 
    • Para vender os produtos industrializados produzidos em escala maior eram necessários novos mercados consumidores. A relação estabelecida entre Inglaterra e Índia é um bom exemplo disso quando os ingleses "obrigavam" os indianos a consumirem os tecidos ingleses.
  • "Estabelecer relações entre o combate ao tráfico de escravos e os interesses das potências europeias na manutenção da mão de obra africana naquele continente"
    • Escravo não consome, não gasta dinheiro. Portanto, não seria um bom negócio para os ingleses que os seus "novos" e potenciais mercados consumidores fosse formado por escravos. Eram necessários trabalhadores assalariados. 
  • "Reconhecer as formas atuais das sociedades como resultado das lutas pelo poder entre as nações"
    • Essa habilidade é genérica e pode ser "aplicada" a diversos temas. Essa habilidade pode ser desenvolvida, por exemplo, na observação das fronteiras artificiais do mapa africano e as consequentes disputas territoriais dos diferentes povos habitantes de um mesmo "país".

Você que é professor e se preocupa em desenvolver habilidades no ensino da História, não concorda com essas habilidades, ou, não concorda com as "explicações", ou, gostaria de complementar a análise, por favor, faça desse espaço o seu espaço.Comente. Deixe sua opinião.

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