O historiador José Murilo de Carvalho, em seu livro A formação das almas, explica como foi escolhida a bandeira do Brasil. Como qualquer ESCOLHA vai ter gente a favor e vai ter gente contra. Escolher uma imagem para representar algo é bastante significativo. Depois de escolhido é difícil voltar atrás.
Na época da proclamação da República não havia um símbolo forte. Em quem a bandeira seria inspirada? No modelo de República dos franceses? No modelo dos americanos? Nos positivistas?
Tentaram fazer uma versão inspirada na bandeira americana. Alguns não gostaram. Então, um outro grupo de pessoas, identificados como "positivistas", apresentaram uma outra bandeira que seria inspirada na bandeira imperial, mas, ao mesmo tempo, que trouxesse a sua frase: "ordem e progresso".
A nova bandeira gerou polêmica. Alguns falavam que era um símbolo de uma seita ("ordem e progresso"). Tentaram mudar a bandeira, mas, não conseguiram.
Os defensores da bandeira alegavam que ela representava, ao mesmo tempo, o passado (o mesmo formato da bandeira imperial), o presente e o futuro (estrelas e a frase "ordem e progresso").
Estou amando o blog, o conteúdo esta ótimo e me ajudou demais!
ResponderExcluir;)) continue o bom trabalho.