terça-feira, 11 de novembro de 2014

Estabelecimento de Fundição e Estaleiro Ponta de Areia

O ESTALEIRO DE PONTA DE AREIA HOJE
Estaleiro Mauá - Imagem de Portal Naval

Google Maps - link

Estaleiro é um local onde se constrói e reforma navios. O atual Estaleiro Mauá, situado em Ponta de Areia, na cidade de Niterói (RJ) foi, no passado, o Estabelecimento de Fundição e Estaleiro Ponta de Areia, pelo Barão de Mauá (Irineu Evangelista de Sousa).


A FUNDAÇÃO DE PONTA DE AREIA

O pequeno estaleiro era de propriedade de Carlos Colleman, que, ao negociar com Irineu Evangelista, aceitou abaixar o preço diante das dificuldades que seriam enfrentadas para tocar o negócio. A pequena fábrica foi então vendida a Irineu Evangelista e em "11 de agosto de 1846, ele se tornou dono do Estabelecimento de Fundição e Estaleiros da Ponta de Areia. O pacote da compra incluía um grande terreno à beira-mar, os telheiros que serviam de oficina, máquinas, ferramentas, utensílios e 28 escravos que ali trabalhavam".(CALDEIRA, 1995:180)  
Estaleiro Ponta de Areia
(reproduzido em CALDEIRA, 1995:183)
O terreno, maquinários, prédios foram comprados por 70 contos de réis, que equivalia a 5 mil sacas de café (produção de um ano de uma fazenda).
No contexto da época, as dificuldades para transformar o empreendimento numa indústria eram imensas.
Ali foram produzidas por volta de 70 embarcações, dentre navios de cabotagem, passageiros, de guerra, dentre outras. No entanto, entrou em falência em 1877 e foi fechado em 1890.

Nenhum comentário:

Postar um comentário