domingo, 10 de agosto de 2014

Constituições Brasileiras

Matutando
Constituição é um conjunto de normas que organizam como o governo vai funcionar. Você tem uma tem uma Constituição em casa? Você já leu a Constituição Brasileira? (Constituição Brasileira atual)

E como essas leis são escritas? Bom, o certo seria os representantes da população se reunirem, conversarem, debaterem para chegar a um acordo de quais seriam as regras que entrariam neste livro tão importante. Esse grupo de pessoas reunidas é chamado de Assembleia Constituinte. Mas, às vezes não é bem assim.

O Brasil já teve 7 Constituições! Acredita?

domingo, 3 de agosto de 2014

Independência do Brasil

Independência ou Morte! (Pedro Américo, 1888)
O dia 7 de setembro é feriado no Brasil pois comemoramos o dia da Independência do Brasil. Ops, o "dia" da independência? Isso significa que podemos dizer que a independência do Brasil, ou seja, a sua separação de Portugal, é apenas um fato histórico? (Veja fato, processo, conceito). Mas, será que isso poderia ter ocorrido em apenas um dia? Claro que não! Por isso, falamos em "processo de independência", ou seja, ela não ocorreu em um dia, mas, ao longo de um tempo.
Independência do Brasil (François-René Moreaux, 1844)

Então, quando começou esse processo de independência do Brasil? Bom, daí entramos num outro problema: o das interpretações! Ou seja, há diversas explicações sobre esse assunto, e, ao longo do tempo, vários historiadores tentaram explicar, cada um do seu jeito, o que foi, afinal, a independência.

Vou citar alguns historiadores importantes com a ajuda da historiadora Cecília Oliveira (livro "Astúcia Liberal").