CRISE DE 1929 E A SOLUÇÃO: NEW DEAL
Com a crise de 1929, muitas empresas norte americanas foram à falência, e, muitas pessoas ficaram DESEMPREGADAS. A quebra da BOLSA DE NOVA YORK deixou a situação ainda pior com a falência de milhares de pessoas que investiam em ações. Assim, a pobreza reinava nas
ruas... havia filas de pessoas em busca de empregos, filas de pessoas em busca de comida, filas e filas...
Durante os anos seguintes à crise, o governo norte americano não tomou atitudes significativas pois tinha como princípio o Liberalismo, ou seja, não interferia na economia. No entanto, medidas eram necessárias pois a crise econômica e social se alastrava e a pobreza aumentava.
O presidente Franklin D. Roosevelt, no entanto, eleito em 1933, resolver implementar um conjunto de ações para "salvar" a economia. Esse conjunto de ações foi chamado de "NEW DEAL" (Novo Acordo) e consistia na INTERVENÇÃO do governo na economia.
Obra para melhorar a navegação do rio Mississippi, 1934.
|
Assim, o governo passou a financiar grandes obras púbicas para dar TRABALHO a muitos desempregados. Com isso, essas pessoas poderiam COMPRAR e movimentar a economia.
PWA Construction Site in Washington, D.C. Franklin Roosevelt Library |
Além disso, o governo criou BANCOS para financiar o setor agrícola e industrial. Várias outras medidas foram tomadas, tais como diminuir as horas de trabalho, criar salário-desemprego, controlar a produção, etc...
Com essas medidas, aos poucos a economia voltou a "funcionar" e, por volta da década de 1940 já estava normalizada. (V.A.F.)
O QUE VOCÊ ACHA?
Observe a charge abaixo e tente descobrir qual é a "mensagem" presente nela.
Nenhum comentário:
Postar um comentário