segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Períodos Históricos

Para facilitar o estudo do passado, os historiadores criaram divisões em épocas, ou períodos. Usamos hoje uma definição chamada de "quatripartite" (pois está dividida em quatro partes). Mas, em diferentes épocas houve diferentes divisões. E, mesmo essa que usamos hoje já é bastante incompleta e precisa ser alterada. (Saiba mais sobre Periodização da História - Wikipédia).

De qualquer maneira, continuaremos estudando a "velha" maneira de separar o estudo da História!

Bom, por que a divisão em períodos facilita o estudo? Porque cada época tem suas características próprias.

Por exemplo, a vida de uma pessoa pode ser dividida em vários períodos: infância, adolescência, fase adulta e velhice. Tem várias pessoas que acham que deveriam ter mais divisões... mas, para nosso exemplo, vamos ficar com essas quatro. De qualquer maneira, em cada fase citada acima a pessoa se comporta de maneira diferente, tem um corpo diferente, tem problemas diferentes... Assim, para facilitar a vida, existem essas divisões...

Vamos logo ao que interessa: as divisões do passado. O estudo do passado (da sociedade Ocidental, o que não inclui África e Ásia) é dividido em quatro "idades":

  1. IDADE ANTIGA ou ANTIGUIDADE 
  2. IDADE MÉDIA
  3. IDADE MODERNA
  4. IDADE CONTEMPORÂNEA
OBS: Entre o fim da Antiguidade e a Idade Média há um período intermediário chamado "Antiguidade Tardia".
Hum... e a que tempo se referem? Para facilitar, veremos numa linha:

Bom, e quais são as características de cada época? Isso vamos estudar. Na 5ª série estudamos a "Idade Antiga" e na 6ª série vamos estudar a "Idade Média" e a transição para a "Idade Moderna".

AGORA É SUA VEZ!

Comente esta postagem ou responda:

  1. Você acha que podemos comparar as fases do passado com as fases da vida?
  2. A Idade Contemporânea é a época em que vivemos e começou 200 anos atrás... Você acha que precisamos de um novo nome para o NOSSO tempo? Que nome você daria à nossa época?





12 comentários:

  1. Sarah Emanoela Dias de Oliveira3 de fevereiro de 2013 às 11:55

    1-Sim.
    2-Não,acho que idade contemporânea e um bom nome para nossa época.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sarah, obrigada pela participação. Veja se consegue desenvolver um pouco mais o texto pois sei que teria mais coisas para expor.
      Até mais,

      Excluir
  2. Matheus Otávio Rodrigues (7ª B)3 de fevereiro de 2013 às 12:01

    Sim e Não, da mesma forma, as fases da vida tem sua equivalência em alguns pontos com as fases do passado, no caso, na minha interpretação, seria em uma ordem, Antiguidade - Infância, e assim por diante, pois se uma pessoa nasce em 1980 (Exemplo), nascerá no passado, será adolescente na idade média (1995), e adulta na idade moderna (2013), e idosa na idade contemporânea (2040).
    Em relação a criação de uma nova idade, acho que seria somente necessário no dia em que evoluirmos mentalmente, parar de ser individualista, diminuir a violência, nos tornarmos mais humanos, em vez de cada dia mais virarmos máquinas frias e calculistas, que em pouco tempo, será realidade, se já não é, lembrando, esta é apenas minha opnião.

    ResponderExcluir
  3. Gabriel de Carvalho Rodrigues da Silva3 de fevereiro de 2013 às 16:14

    Acho que podemos comparar. Para mim, se uma pessoa nascesse na Antiguidade, no caso infância, a Idade Média seria a adolescência, Idade Moderna seria a fase Adulta e por fim, a Idade Contemporânea seria a Velhice. Eu só acho que a "idade" deve ser evoluída, quando todas as pessoas evoluírem, no caso, também evoluir mentalmente, como fisicamente, diminuindo a violência, desmatamentos,etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal Gabriel.
      Você faz a comparação entre as idades e chama atenção para a "evolução". No entanto, vamos refletir: será que com o passar do tempo necessariamente existe "evolução"? Será que a Humanidade hoje é "melhor" do que no passado? Reflita.
      Até mais,

      Excluir
  4. 1-Sim
    2-Eu acho que não deveria mudar




    Leonardo Martins

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leonardo, obrigada pela participação.
      Procure apenas refletir mais sobre o conteúdo para que possa postar respostas mais completas, que tenham mais as suas opiniões e não respostas tão curtas e impessoais. Tá bom?
      Até mais

      Excluir
  5. ISABELLA TREVIZAM CORREA LEITE (6ªSERIE A) 7 DE FEVEREIRO DE 2013 14:25
    1-SIM ,POIS A IDADE ANTIGA É A INFANCIA,A IDADE MEDIA É ADOLESCENCIA,A IDADE MODERNA SERIA A FASE ADULTA E A IDADE CONTEMPORANIA SERIA A VELHICE.
    2-NÃO ,POIS ESSE NOME JA EXPLICA QUE ESTAMOS NA EPOCA ATUAL

    ResponderExcluir
  6. Jhoni Rodrigues da Silva - 6ª Série A

    1. Bem,Podemos comparar as fases do passado com a fase da vida,dependendo da fase de vida da pessoa.Por exemplo se tem uma mulher adulta,ela está na fase contemporânea dela ou seja quando ela se tornar idosa,a velhice será sua idade contemporânea e a idade adulta dela será a idade Moderna.

    2. Não, acho que contemporânea é um bom nome para o período que estamos agora.Mais acho que deveriam mudar o nome da idade média,quando chegar o próximo período histórico pois o período Médio não estará mais no meio.

    ResponderExcluir
  7. Isabelle peres peruchi 6ªserie a

    1-Sim,pois tem farias fases tem a fase moderna e contemporânea . A idade moderna significa a idade adulta (pessoas mais novas mais não tanto nova)e a contemporânea idade da velhice (pessoas mais velhas ).

    2-Não acho que não precisa mudar nada ,pois o nome significa tudo

    ResponderExcluir