terça-feira, 25 de novembro de 2014

República no Brasil: A escolha da Bandeira


O historiador José Murilo de Carvalho, em seu livro A formação das almas, explica como foi escolhida a bandeira do Brasil. Como qualquer ESCOLHA vai ter gente a favor e vai ter gente contra. Escolher uma imagem para representar algo é bastante significativo. Depois de escolhido é difícil voltar atrás.
Na época da proclamação da República não havia um símbolo forte. Em quem a bandeira seria inspirada? No modelo de República dos franceses? No modelo dos americanos? Nos positivistas?

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Estabelecimento de Fundição e Estaleiro Ponta de Areia

O ESTALEIRO DE PONTA DE AREIA HOJE
Estaleiro Mauá - Imagem de Portal Naval

Google Maps - link

Estaleiro é um local onde se constrói e reforma navios. O atual Estaleiro Mauá, situado em Ponta de Areia, na cidade de Niterói (RJ) foi, no passado, o Estabelecimento de Fundição e Estaleiro Ponta de Areia, pelo Barão de Mauá (Irineu Evangelista de Sousa).

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Carolina Maria de Jesus na Sala de Visitas.

Apresento aqui a experiência da professora Ms.Veruschka de Sales Azevedo, que levou para as salas de aula de uma Escola pública estadual de São Paulo, a obra de Carolina de Jesus, muito publicada ao redor do mundo e pouco conhecida no próprio país.


CAROLINA DE JESUS NA SALA DE VISITAS
Um possível diálogo entre o Quarto de Despejo e a escola pública. 
Veruschka de Sales Azevedo


Entre sua cidade natal Sacramento e a São Paulo dos “anos dourados”. Carolina viveu e escreveu em forma de diário, muito o que se passava nos primeiros aglomerados de favela em São Paulo. A voz de dentro da favela, de uma mulher negra, mãe de três filhos, catadora de papel e escritora. Segundo a pesquisadora Germana Sousa: “ a especificidade de seu texto tem a ver com a sua escrita da vida de próprio punho, sem mediação. É uma escrita que se auto representa como mulher, negra e pobre. Mas poeta”. (SOUSA, p.33)

Era Vargas e as habilidades



HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ESTUDO DA ERA VARGAS

O Currículo do Estado de São Paulo sugere uma série de habilidades a serem trabalhadas no desenvolvimento do tema "Era Vargas". São habilidades genéricas que poderiam ser desenvolvidas a partir de outros temas.

II Guerra Mundial e as habilidades

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ESTUDO DA SEGUNDA GUERRA


Identifiquei, no Currículo de São Paulo, algumas habilidades a serem trabalhadas no desenvolvimento do estudo da II Guerra. São habilidades genéricas que poderiam ser desenvolvidas a partir de outros temas.
  • Reconhecer a importância dos documentos visuais para a construção do conhecimento histórico
    • Essa habilidade pode ser trabalhada com diversos temas e podemos dizer que é uma habilidade "metodológica" tendo em vista que enfoca a leitura de documento, que, no caso, é um documento visual. 
  • H01 – Reconhecer as formas atuais das sociedades como resultado das lutas pelo poder entre as nações
    • Essa é uma habilidade apresentada na matriz do Saresp pode ser constantemente desenvolvida tendo em vista que relaciona o presente com o passado. No caso da Segunda Guerra Mundial, é possível relacionar as mudanças territoriais, políticas e sociais das nações a partir da II Guerra Mundial.
Essas leituras a partir dos materiais que norteiam o trabalho dos professores da Rede Pública do Estado de São Paulo. Tem alguma sugestão? Não concorda? Opine, compartilhe. Use o espaço abaixo.

habilidades Nazismo

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ESTUDO DO NAZISMO


No estudo do Nazismo, as habilidades sugeridas podem ser guias na abordagem do assunto. O Nazismo é um tema de muito apelo dentre os estudantes. No entanto, é um tema limite que questiona a postura do professor diante do tratamento dado ao passado. É possível ser neutro? É possível abordar esse tema sem enfatizar os seus horrores? 
  • Estabelecer relações entre o conhecimento histórico e a importância do comportamento ético para a conquista da cidadania. 
    • Ao tematizar o Nazismo é importante indicar os limites dos comportamentos racistas, preconceituosos e intolerantes da sociedade que, caso não sejam alertados, aos poucos, vão produzir uma sociedade capaz de aceitar o inaceitável, como ocorreu durante o Nazismo. Assim, ao indicar a gestação e a difusão das ideias nazistas é possível observar a sua construção na sociedade alemã.
  • Reconhecer o papel da propaganda de massa nas sociedades históricas.
    • A propaganda de massa colabora para a construção e difusão de ideias pela sociedade. No entanto, a propaganda tem um especial papel nas sociedades ditatoriais. Teve um papel fundamental na construção e difusão da cultura nazista. Sobre isso indico o documentário "Arquitetura da Destruição" e o livro "Nazismo" de Alcir Lenharo.
  • Valorizar e respeitar as diferenças de variadas naturezas que caracterizam os indivíduos e os grupos sociais
    • Essa habilidade, que poderíamos indicar como "comportamental", pode ser desenvolvida a partir do estudo do Nazismo indicando como a intolerância, o totalitarismo e o discurso da "raça pura" e  superior levou à eliminação daqueles que eram considerados diferentes. 
    • Sugestão: documentário "Arquitetura da Destruição"
  •  Reconhecer o respeito aos valores humanos e à diversidade sociocultural como fundamento da vida social.
    • Essa habilidade é semelhante à anterior e enfoca o respeito e o reconhecimento dos seres humanos como iguais em seus direitos e diferentes em suas liberdades. O Nazismo é um tema interessante para mostrar o que pode ocorrer, no limite, caso essa concepção de igualdade e respeito não estejam presentes. 
  • Reconhecer a liberdade de práticas de religião e religiosidade dos indivíduos e grupo sociais como um direito básico de cidadania
    • A habilidade enfoca, novamente, o respeito às diferenças e, no caso, as diferenças religiosas. Aqui é possível ressaltar a religião judaica e as perseguições sofridas pelos judeus ao longo do tempo.
  • H17 – Reconhecer a importância das várias fontes para o trabalho historiográfico e a necessidade de submetê-las à análise crítica.
    • Essa habilidade está presente no Saresp e pode ser considerada uma habilidade metodológica, ou seja, diz respeito à construção do conhecimento histórico. Aqui é possível ressaltar a tentativa de reescrita da história alemã com uma abordagem que minimiza os efeitos do Holocausto. Nesse sentido, é uma discussão interessante sobre o ponto de vista daqueles que escrevem as histórias e o quanto essas escritas são provisórias.
Caso tenha interesse em enviar sugestões, críticas, complementos, ou, simplesmente comentar a postagem, use o espaço abaixo. Obrigada.

Habilidades - Crise de 1929

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ESTUDO DA CRISE DE 1929

A habilidade sugerida para ser desenvolvida no estudo da Crise de 1929:
  • Identificar diferentes formas de representação de fatos econômico-sociais expressos em diferentes linguagens.
    • Essa habilidade, a partir do tema da crise econômica de 1929, visa a capacidade de comparar diferentes formas de representações dos fatos econômicos, tais como tabelas, gráficos, charges, textos, etc.

Habilidades - Independencia Afro Asiatica

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ESTUDO
 DA INDEPENDÊNCIA AFRO ASIÁTICA

  • Reconhecer as formas atuais das sociedades como resultado das lutas pelo poder entre as nações.
    • Essa é uma habilidade apresentada na matriz do Saresp pode ser constantemente desenvolvida tendo em vista que relaciona o presente ao passado. No caso do estudo do processo de independência Afro-Asiática é possível relacionar os problemas sociais existentes atualmente nos países que foram colônias no passado. Um bom exemplo dessa relação pode ser vista na série de TV "Expedição Namíbia
  • Reconhecer os principais movimentos nacionalistas na África e na Ásia envolvidos nas lutas pela independência
    • Esta habilidade pode ser desenvolvida a partir do estudo dos diferentes movimentos nacionalistas de independência.
  • Identificar os principais valores de defesa ao direito de autodeterminação dos povos.

  • Estabelecer relações entre a Segunda Guerra Mundial e o processo de descolonização da África e Ásia
    • Esta habilidade complementa as anteriores trazendo à tona a influência do fim da Segunda Guerra Mundial com os processos de independência. 

habilidades Guerra Fria

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ESTUDO DA GUERRA FRIA
  • Reconhecer, a partir de textos de natureza diversa, as principais características do período da Guerra Fria.
    • Essa habilidade desenvolve tanto o reconhecimento de diferentes maneiras de expressar ideias quanto as características do período da Guerra Fria. A partir da definição básica de Guerra Fria é possível trabalhar diversos exemplos desse conflito ao longo dos anos.

Habilidades - populismo


  • Identificar as principais características do Estado brasileiro em diferentes períodos da República
  • Identificar as atribuições dos três poderes que formam o Estado brasileiro e quem os exerce
  • Relacionar os conflitos rurais no Brasil contemporâneo à estrutura fundiária brasileira
  • Reconhecer a importância da participação política e do voto para o exercício da cidadania
  • Reconhecer os principais movimentos rurais e urbanos de contestação aos sistemas político-econômicos ao longo da história

Habilidades - Nova Ordem Mundial


  • Interpretar o papel histórico das instituições sociais, políticas e econômicas, associando-as às práticas dos diferentes agentes e forças sociais
  • Reconhecer os principais elementos que definem os conceitos de Nova Ordem Mundial e globalização 

habilidades República no Brasil

    • Identificar e caracterizar os principais movimentos de contestação ao Império e sua influência na proclamação da República no Brasil. 
    • Reconhecer as principais características dos regimes Monárquico e Republicano no Brasil. 
    • Reconhecer as principais características dos vários períodos da República no Brasil. 
    • H30 – Identificar as principais características do Estado brasileiro em diferentes períodos da República 
    •  H36 – Estabelecer relações entre os processos de industrialização e urbanização ocorridos no Brasil e o movimento de imigração europeia

habilidades Revolucao Russa

    • Relacionar as condições de vida dos trabalhadores aos movimentos sociais por eles desenvolvidos. 
    • H10 – Reconhecer a importância dos movimentos sociais pela melhoria das condições de vida e trabalho ao longo da História 
    • Reconhecer que as relações de dominação, subordinação e resistência fazem parte da construção das instituições políticas, sociais e econômicas. 
    • Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de resistência para as conquistas sociais e a preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história.
    • Identificar referenciais que possam contribuir para erradicar formas de exclusão social.

habilidades I Guerra

    • Reconhecer as formas atuais das sociedades como resultado das lutas pelo poder entre as nações
    • Estabelecer relações entre os avanços tecnológicos da indústria bélica às perdas humanas ocorridas na Primeira Guerra Mundial.

Imperialismo e as habilidades

HABILIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NO ESTUDO DO IMPERIALISMO

O Currículo do Estado de São Paulo sugere uma série de habilidades a serem trabalhadas no desenvolvimento do tema "Imperialismo". 
  • "Reconhecer a importância do Imperialismo como componente essencial do processo de construção das desigualdades socioeconômicas entre o conjunto das potências capitalistas e o mundo dos países pobres". 
    • Compreendo a importância de trabalhar com o imperialismo como CONCEITO e prática de dominação ocorrida ao longo dos séculos XIX e XX.
  • "Analisar as justificativas ideológicas apresentadas pelas grandes potências para interferir nas várias regiões do planeta"
    • As justificativas ideológicas da dominação imperialista estão relacionadas aos discursos racistas que possibilitaram as ideias de que os "homens brancos" são superiores e responsáveis por levar a "civilização" aos povos "inferiores". 
  • "Estabelecer relações entre a expansão imperialista durante o século XIX e a necessidade de novos mercados consumidores para as potências industrializadas comercializarem sua produção industrial". 
    • Para vender os produtos industrializados produzidos em escala maior eram necessários novos mercados consumidores. A relação estabelecida entre Inglaterra e Índia é um bom exemplo disso quando os ingleses "obrigavam" os indianos a consumirem os tecidos ingleses.
  • "Estabelecer relações entre o combate ao tráfico de escravos e os interesses das potências europeias na manutenção da mão de obra africana naquele continente"
    • Escravo não consome, não gasta dinheiro. Portanto, não seria um bom negócio para os ingleses que os seus "novos" e potenciais mercados consumidores fosse formado por escravos. Eram necessários trabalhadores assalariados. 
  • "Reconhecer as formas atuais das sociedades como resultado das lutas pelo poder entre as nações"
    • Essa habilidade é genérica e pode ser "aplicada" a diversos temas. Essa habilidade pode ser desenvolvida, por exemplo, na observação das fronteiras artificiais do mapa africano e as consequentes disputas territoriais dos diferentes povos habitantes de um mesmo "país".

Você que é professor e se preocupa em desenvolver habilidades no ensino da História, não concorda com essas habilidades, ou, não concorda com as "explicações", ou, gostaria de complementar a análise, por favor, faça desse espaço o seu espaço.Comente. Deixe sua opinião.

Habilidades - EUA pós II Guerra


  • Identificar a influência da cultura norte-americana nos hábitos culturais da sociedade brasileira atual
  • Reconhecer a importância dos movimentos coletivos e de resistência para as conquistas sociais e a preservação dos direitos dos cidadãos ao longo da história.

Habilidades - Redemocratização


  • Reconhecer os principais movimentos rurais e urbanos de contestação aos sistemas político-econômicos ao longo da história
  • Reconhecer que o processo histórico não decorre apenas da ação dos chamados grandes personagens
  • Reconhecer a importância da participação política e do voto para o exercício da cidadania.