quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Infância: não foi sempre assim

Sabe aquela frase "Foi sempre assim"? Então, desconfie dela! Se acreditamos que o tempo muda tudo então "nada foi sempre assim".
Um historiador resolveu pesquisar sobre como as crianças eram tratadas em tempos passados. Ué, como assim, as crianças não eram tratadas como sempre foram? Não! Em diferentes épocas as crianças eram tratadas de maneiras diferentes.
Teve uma época em que a criança era "um adulto pequeno". Ou seja, elas eram tratadas como adultos que não cresceram ainda. Não tinha nada de brinquedinhos, roupas especiais, quartos especiais, tratamentos especiais. Que nada! As crianças, desde cedo, eram preparadas para fazerem o que iam fazer quando crescessem.
Depois de um tempo, essa visão foi mudando. Começaram a olhar para as crianças e, "peraí, será que esses seres não são diferentes? Será que não precisam de cuidados especiais?" Pois é, aos poucos, principalmente os filhos das famílias mais ricas, passaram a ser tratados de maneira especial, com quarto especial, com roupa especial, com brinquedinhos pequenos. Huum, parece que a coisa melhorou. As meninas, por exemplo, vestiam vestidinhos bonitinhos feitos para elas.
Mas, como nada permanece igual, essas ideias também foram mudando. E, hoje, olha que interessante, muitas crianças se vestem como se fossem pequenos adultos. As meninas se vestem como mulheres. Os meninos com roupas como se fossem pequenos homens adultos! O que pensar sobre a infância hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário