sexta-feira, 3 de maio de 2013

Voto Aberto e Voto Secreto



O "voto aberto" está em oposição ao "voto secreto", ou seja, no primeiro caso ele pode ser visto pelas outras pessoas enquanto no segundo caso ninguém pode ver em quem o eleitor votou. O "voto aberto" não garante o sigilo ao eleitor ficando este sujeito ao controle de outras pessoas. Já o "voto secreto", adotado atualmente, é uma conquista pois garante a liberdade do eleitor de votar em quem de fato quiser sem a justificativa de ser "controlado" por alguém. 
A Constituição de 1891 definia o voto como "aberto".

Atualmente há um debate sobre a questão do "voto aberto" dos parlamentares para que a população possa acompanhar mais de perto em quem/que os deputados e senadores estão votando.


Agora é sua vez:

1. Você prefere que o voto seja "aberto" ou "secreto" nas eleições municipais, estaduais e nacionais? Por quê?
2. E o voto dos parlamentares, você acha que ele deve ser aberto ou secreto? Justifique.

2 comentários:

  1. 1) Acho que os votos devem ser de certa forma fechado, pois assim pode ocorrer menos "boca de urna" e votos comprados pelos candidatos.
    2)Concordo também que o voto dos parlamentares deve ser fechado,pois o voto deles vai da consciência de cada um como também de um simples cidadão.

    ResponderExcluir
  2. 1)Bom eu acho que o voto deve ser secreto, pois desta forma pode-se evitar a compra de voto, além da "boca de urna".
    Além disso podem ocorrer violência, pois uma pessoa não votou na outra.

    2) Bom acredito também que o votos dos parlamentares deveria ser fechado, pois o voto é uma decisão vai de cada um, por exemplo, se você sabe que aquela pessoa não será um bom governante, por que então você vai votar nela.

    ResponderExcluir