segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Civilizações Antigas - Grécia - Atenas

A cidade de Atenas ficava a 7 Km do mar, na Planície Central da Ática.
A economia estava baseada na agricultura, sendo que no século V a.C. também praticavam o comércio, exportando azeite, figo, etc... A cidade estava dividida em bairros de profissões. E a sociedade dividida em grupos sociais: eupátridas, geomores, demiurgos, metecos, trabalhadores livres, escravos.



Monarquia
O sistema de governo adotado inicialmente em Atenas foi a monarquia hereditária, até meados do século VIII a.C.

No entanto, em 621 a.C., Drácon, um legislador, escreveu um código que mantinha os privilégios de quem estava no poder. Posteriormente, o poder passou a se concentrar na mãos de poucos, representantes da aristocracia, chamados de arcontes.
Nesse período ocorreram manifestações populares de insatisfação pois já estavam bastante individados o que os levaria à escravidão. Assim, outro legislador, Sólon, eleito em 594 a.C. criou várias leis: fim da escravidão por dívida, limite na propriedade de terra, devolução de terras tomadas por dívida, divisão da sociedade em 4 grupos dependendo da renda, criação da Bulé (grupo com representantes dos 3 primeiros grupos); Assembléia do Povo (Eclésia), com o ultimo grupo e Tribunal Popular (Heleia). Essas mudanças agradaram o povo mas não as elites o que levou a um novo tipo de governo: tirania.

Tirania
Foi um tipo de governo no qual uma pessoa tomava o poder à força, contrariando as instituições legais. O tirano frequentemente estava defendendo os interesses do povo, favorecendo os mais pobres. Um desses tiranos foi Pisístrato (da aristocracia) (561a.C. ~527 a.C) que trouxe vários benefícios para a população (construiu templos, aquedutos, estradas, estimulou a arte, etc). Foi
sucedido por seus filhos Hiparcos e Hípias, o primeiro assassinado e o último deposto.

Democracia
Nesse período a sociedade ateniense estava dividida em três grandes grupos: cidadãos, metecos (nascidos em outras cidades) e escravos.
Ostrakon de Temistocles
Em 508 a.C, Clístenes, apoiado pelo povo, realizou uma série de reformas, tais como: direitos iguais a todos os cidadãos, participação direta dos cidadão por meio da Assembleia, divisão da Ática em demos (uma tribo eram dez demos), instituiram o ostracismo (cada indivíduo escrevia o nome numa pedra - ostrakon - da pessoa que queria ver fora da cidade).
Para ser cidadão era necessário ser homem, ter pai e mãe atenienses. Ou seja, o número de cidadãos não passava de 40 mil.

  • Assembleia do Povo: somente cidadãos
  • Conselho dos 500: sorteados anualmente
  • Estrategos: executores das medidas aprovadas, grupo de 10 homens
Péricles foi um dos estrategos, reeleito (499 a.C ~ 429 a.C) por 15 anos, excepcionalmente, em função da guerra contra os persas. O período que governou foi conhecido como "Século de Péricles", um período de grande poder da cidade de Atenas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário