domingo, 3 de março de 2013

Períodos Históricos - Idade Média

PERÍODOS HISTÓRICOS - IDADE MÉDIA



Como já vimos, o estudo do passado é dividido em grandes épocas (períodos) para facilitar a compreensão. A partir de agora vamos estudar o que chamamos de "Idade Média". Esse período é bastante longo, como é possível ver na imagem acima: vai aproximadamente do século V ao XV, ou seja, são dez séculos.
O início e fim da Idade Média são controversos, de acordo com o historiador Jacques Le Goff. Há pelo menos três datas para o início:

  • Ano 330 – reconhecimento da liberdade de culto dos cristãos.
  • Ano 392 – oficialização do cristianismo 
  • Ano 476 - deposição do ultimo imperador romano 
E três datas para o seu fim:

  • Ano 1453 – queda de Constantinopla 
  • Ano 1492 – descoberta da América 
  • Ano 1517 – Início da Reforma Protestante
Ou seja, não é possível marcar "exatamente" seu início e seu fim. Melhor seria marcar "períodos de mudanças" de uma época para outra.
E quais são as características principais da Idade Média? Isso gera muitos debates entre os historiadores. Alguns dizem que foi "idade das trevas" e que pouca coisa importante aconteceu. Mais recentemente outros historiadores mostram como foi um período muito surpreendente e instigante. E, para compreendê-la melhor, foi proposto uma sub divisão:

Na escola não temos tempo e espaço para aprofundar nesse período. Mas, fora da escola há muitos materiais, filmes, documentários que podem indicar alguns caminhos. 

Veja este documentário exibido no canal History sobre "A vida medieval"

Um comentário:

  1. GOSTEI MUITO DO QUADRO PANORAMA CRONOLÓGICO, TIREI MINHAS DÚVIDAS. DESDE JÁ OBRIGADA!

    ResponderExcluir