sábado, 4 de maio de 2013

crise de 1929

Você sabe o que é BOLSA DE VALORES? 

A Bolsa de Valores é um  MERCADO cujas mercadorias compradas e vendidas são chamadas de AÇÕES. As ações são "pedacinhos" de uma empresa, ou seja, quando o dono (ou os donos) decidem colocar parte de sua empresa á venda no mercado (Bolsa de Valores) ela é dividida em pequenas partes chamadas de AÇÕES. Essas ações ficam á venda a espera de compradores.

Quando alguém compra uma ação ele passa a ser "dono" de uma pequena parte da empresa e pode colocar novamente à venda (as ações que comprou) por um preço mais alto, ou mais baixo, dependendo do "mercado". Assim, se você compra uma ação por 10,00 reais e vende por 12,00 você tem um lucro de 2,00. Talvez você ache esse valor pequeno, mas, normalmente não se compra apenas 1 ação, mas, conjuntos de 100 ações. Assim, se comprou a 10,00 cada ação e vende por 12,00, você terá um lucro de 200,00. Faça as contas para quem compra 1.000 ações... O lucro será grande. Da mesma forma, se compra por 10,00 e tiver que vender por 8,00 (porque ninguém mais compra por 10,00) você terá um prejuízo de 200,00.

E quando terá lucro com suas vendas de ações? Quando a empresa estiver em um bom momento e tendo bons rendimentos. E, quando terá prejuízo com as vendas das suas ações? Quando a empresa não for "sólida", ou estiver "na pior" ou, até, indo à falência.

Na crise de 1929, ocorreu a "Quebra da Bolsa de Nova York" no dia em que todo mundo que tinha comprado ações naquela Bolsa queria VENDER e ninguém queria COMPRAR. Ou seja, aquela ação que você comprou por 10,00, você tenta vender por 8,00 e ninguém compra; tenta 7,00 e ninguém compra; tenta 5,00 e ninguém compra; tenta 3,00 e ninguém compra... enfim... o valor da sua ação vai acabar chegando a ZERO. E foi isso que ocorreu numa quinta-feira negra de outubro de 1929! 

Foi um desastre! Vários americanos tinham investido todo o seu dinheiro e ações. E, de repente, não tinha mais nenhum dinheiro! (V.A.F.)

Veja abaixo mais informações sobre essa crise de 1929!




Vejam o exemplo do FACEBOOK: as ações, depois de passarem a ser comercializadas, tiveram seus valores reduzidos. Abaixo vejam reportagem da Revista Veja (on line) de 04/09/12.

QUAL É A SUA OPINIÃO?

Se você tivesse dinheiro guardado e quisesse fazer esse dinheiro "render" mais, você iria preferir colocar numa "caderneta de Poupança" ou comprar ações de grandes empresas? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário